Irakli Kobakhidze assume posto de Primeiro-ministro da Geórgia


Anúncio acontece três dias após Irakli Garibashvili desistir do cargo. Ele renunciou porque queria dar mais tempo ao substituto dele, que até então não havia sido escolhido, para se preparar para as próximas eleições, que acontecem em outubro. Irakli Kobakhidze
Reuters/David Mdzinarishvili/File Photo
O atual líder do partido Sonho Georgiano, Irakli Kobakhidze, assumiu o posto de Primeiro-ministro da Geórgia, nesta quinta-feira (1º). O anúncio acontece três dias após Irakli Garibashvili desistir do cargo.
Garibashvili renunciou na segunda-feira (29) porque queria dar mais tempo ao substituto dele, que até então não havia sido escolhido, para se preparar para as próximas eleições, que acontecem em outubro.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Com a nova configuração política, Garibashvili se tornou líder do partido Sonho Georgiano – o grupo político favorito para as eleições e o mais popular do país.
Irakli Garibashvili em outubro de 2024
Juan Medina/Reuters
A Georgia quer integrar a União Europeia, mas, ao mesmo tempo, é acusada de tendências autoritárias e de estar aprofundando suas relações com a Rússia. Isso porque não impôs sanções aos russos e ainda retomou alguns voos para o país.
O partido Sonho Georgiano também é a favor de aderir à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A Rússia, porém, já afirmou que é contra a entrada da Geórgia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.