Antes do conclave, papa Leão XIV iria vir ao Brasil para assembleia da CNBB

Foto: Reprodução/ Vatican News

O cardeal Robert Francis Prevost, eleito novo papa nesta quinta-feira (8) e que adotou o nome de Leão XIV, estava com viagem confirmada ao Brasil no fim de abril.

O agora pontífice seria o pregador do retiro espiritual da 62ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceria no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, entre 30 de abril e 9 de maio.

LEIA TAMBÉM:

A informação foi divulgada por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em coletiva de imprensa.

Viagem de Leão XIV ao Brasil foi cancelada por causa do conclave

Segundo Dom Ricardo, o cardeal Prevost já havia aceitado o convite da CNBB em fevereiro, quando ainda era prefeito do Dicastério para os Bispos, no Vaticano.

“Ele imediatamente aceitou. Já estava com passagens compradas, provavelmente com as meditações do retiro preparadas”, afirmou o secretário-geral da CNBB.

A viagem foi cancelada com a morte do papa Francisco, que levou à convocação do conclave que elegeu Prevost como novo pontífice.

Assembleia foi adiada para 2026

Com o falecimento de Francisco, o Conselho Permanente da CNBB decidiu suspender a 62ª Assembleia Geral, que reuniria bispos de todo o país. O novo encontro foi remarcado para 15 a 24 de abril de 2026.

“Vamos ver se conseguimos resgatar as meditações preparadas por ele para o nosso retiro”, disse Dom Ricardo.

Além de Prevost, o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, também estava confirmado na programação original.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.