
Você sabia que os nutrientes e suplementos presentes na sua alimentação podem influenciar nos sintomas da dor?
Muitas das doenças que podem causar dor crônica estão associadas a um estado inflamatório crônico do organismo, como é o caso por exemplo do diabetes melitus, do câncer e das doenças do sistema imunológico.
LEIA TAMBÉM | Sua criança usa GH? Entenda como o rosto dela pode mudar
Somado a isso, determinados alimentos também predispõem à inflamação, contribuindo desta forma para acionar o “gatilho da dor”. É o que ocorre por exemplo com uma alimentação rica em açúcar, carboidratos, glúten, carne vermelha e álcool.
Dicas de nutrientes e suplementos
- VITAMINA E: presente em vegetais, azeite, nozes e castanhas. Confere proteção contra inflamação e doenças cardiovasculares.
- VITAMINA C: encontrada em frutas e vegetais verdes, possui ação antioxidante que combate radicais livres e auxilia na produção de colágeno.
- VITAMINA B12: importante na manutenção da densidade óssea, redução da insônia e da fadiga e auxilia no controle da dor neuropática.
- ÔMEGA 3: presente no salmão, sardinha, atum, chia, linhaça e azeite. Tem grande papel na redução da inflamação, redução da dor nas articulações e da rigidez matinal e controle dos riscos cardiovasculares.
- CÚRCUMA: contribui para o controle da dor neuropática, artrite reumatoide, artroses, psoríase e fadiga crônica e pode ser suplementada através de cápsulas por via oral.
Que tipo de alimento você anda fornecendo para o seu corpo? Essa é uma escolha diária que deve ser feita com sabedoria e qualidade!
Consuma alimentos saudáveis e evite aqueles que sabidamente possuem ação inflamatória, e sempre que necessário faça uso de suplementos com prescrição médica para viver com mais qualidade.