
Você aceitaria tomar um medicamento para crescer dentes novos?
Uma pesquisa, desenvolvida no Japão, por Katsu Takahashi, chefe de Cirurgia Oral no Instituto de Pesquisa Médica Kitano Hospital, está testando um medicamento que pode ser capaz de fazer um dente nascer novamente, com um novo ciclo de crescimento.
LEIA TAMBÉM:
- Trump diz que é uma honra saber que Leão XIV é o primeiro papa americano
- Planos de saúde: proposta da ANS prevê reajuste extra e menos tempo para comunicar consumidor
- Médica capixaba recebe reconhecimento internacional
O nascimento dos novos dentes seriam resultado do bloqueio da proteína USAG-1 que, segundo os pesquisadores, seria responsável por atuar no organismo evitando o crescimento dos dentes após o ciclo natural.
Segundo informações divulgadas pelo portal japonês The Mainichi e pelo periódico científico Science Advances, os testes em camundongos e furões foram positivos e, desde outubro de 2024, o medicamento passou a ser testado em humanos adultos, no Hospital Universitário de Kyoto.
A expectativa é que, até agosto de 2025, a pesquisa seja ampliada para crianças que nasceram com agenesia dentária, condição em que alguns dentes nunca se desenvolvem.
Testes ainda precisam ser realizados
Apesar de ser um avanço considerável para a área da odontologia, o medicamento ainda precisa ser submetido à diversos testes clínicos e só deve chegar ao mercado em 2030.
A cirurgiã-dentista, Implantodontista e Diretora Clínica do Instituto Odontológico (IOS), Marlei Bonella, ressalta que há diversas opções para pacientes que precisam de reabilitação oral
Eu continuo oferecendo soluções comprovadas, como os implantes dentários, que não apenas devolvem a função mastigatória, mas também previnem problemas como enxaquecas e contribuem para a saúde digestiva e a estética dos pacientes.
A melhor opção é o cuidado
Muitas opções são oferecidas pela odontologia, garantindo que os pacientes tenham seus sorrisos de volta. Entretanto, seja por meio dos implantes ou com medicamento de crescimento para os dentes, Marlei ressalta que o mais importante é estar atento aos cuidados diários.
“De que adianta nascer novos dentes, se eles não forem bem cuidados? O avanço da ciência é maravilhoso, mas o cuidado diário, a higiene bucal e as visitas regulares ao dentista continuam insubstituíveis”, conclui.