Número de homicídios no Ceará em 2023 se mantém o mesmo do ano anterior


No total, o Ceará registrou 2.970 homicídios dolosos (com intenção de matar), feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Mais de 2 mil pessoas foram assassinadas no estado ano passado.
Arquivo
O número de homicídios no Ceará em 2023 se manteve no mesmo de 2022, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. No total, o Ceará registrou 2.970 homicídios dolosos (com intenção de matar), feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Outro dado do ministério é que as mortes em confronto com policiais caíram 3,29%. Enquanto em 2022, 152 pessoas morreram em confrontos com agentes de segurança, ano passado esse número caiu para 147.
No âmbito nacional, sobre a quantidade de homicídios, cinco estados brasileiros contrariaram a tendência nacional de queda, e registraram alta no número de assassinatos.
No total, o Brasil registrou 40.464 homicídios dolosos (com intenção de matar), feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, ante 42.190 em 2022, o que representa redução de 4%.
Já Amapá (45,5%), Rio de Janeiro (6,1%), Pernambuco (5,3%), Alagoas (2,2%) e Maranhão (1,8%) tiveram alta nas mortes violentas.
Sergipe foi o estado com maior redução: 22,9%.
Veja a tabela abaixo:

A divulgação dos dados nacionais de segurança foi antecipada pelo governo federal. O anúncio detalhado foi feito nesta quarta-feira (31), em evento que marcou o último compromisso público de Dino no cargo, já que ele assumirá em fevereiro uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Menor valor da série histórica
O número de assassinatos de 2023 apresentado pelo ministério é o menor em 16 anos, se comparado à série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Veja no gráfico abaixo:

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.