Crimes de extorsão crescem 40% e batem recorde no RJ, diz ISP

Segundo levantamento, entre janeiro de dezembro de 2023, foram registrados 3.264 casos. No ano anterior foram 2.303 ocorrências. Um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostra que o crime de extorsão aumentou mais de 40% no ano passado. Esse é o maior valor da série histórica. Um exemplo são moradores que têm sido obrigados a contratar operadora clandestina.
É o exemplo de Turiaçu, bairro da Zona Norte do Rio. Além de sofrerem com o furto de cabos, agora eles denunciam que estão sem serviço de internet e telefonia há cerca de seis meses.
Moradores afirmam que entram em contato com a empresa responsável, que diz estar tentando reestabelecer o problema, mas que por falta de segurança não consegue um retorno.
Na Praça Seca, na Zona Oeste, o problema é o mesmo. Quem vive no bairro conta que há mais de um mês estão sem internet. Enquanto isso, empresas clandestinas estão se beneficiando com esse problema e oferendo a “solução”.
De acordo com dados do ISP, entre janeiro de dezembro de 2023, foram registrados 3.264 casos de extorsão. No ano anterior foram 2.303 ocorrências. Ou seja, houve um aumento de 41,7% deste tipo de crime.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.