Confira os votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara

votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara

Plenário da Câmara dos Deputados durante votação do PLP 177/2023 – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Na última terça-feira (6), 270 votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara levaram à aprovação da matéria na Casa. Outros 207 foram contrários à mudança no número de cadeiras no Legislativo. Além deles, Heitor Schuch (PSB-RS) foi o único a se abster da votação.

Considerando os 478 parlamentares presentes na sessão, a aprovação contou com 56,5% dos votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara. Para votar o mérito da matéria, os parlamentares avaliaram anteriormente um requerimento de urgência. Cerca de 66% dos parlamentares foram a favor de discutir a matéria na mesma sessão.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 177, de 2023, é de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ). Se ratificado no Senado e sancionado pelo presidente da República, o projeto aprovado pela Câmara aumentará em 18 vagas o número de parlamentares na Casa ao custo anual de R$64,8 milhões.

Orientação dos partidos

Para a votação do requerimento de urgência, as siglas instruíram os votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara. Na avaliação do texto da matéria, no entanto, a maioria das legendas liberou as bancadas nos votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara. Apenas a federação Psol-Rede e o partido Novo orientaram os parlamentares a votar de forma contrária.

Como foram os votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara

Estão disponíveis no site da Câmara os votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara, computados na terça-feira (6), em sessão plenária. Mesmo após a aprovação, parlamentares reclamaram do projeto nas redes.

Seguindo a divisão partidária, seguem os votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara.

Avante

Os seis deputados do Avante presentes foram favoráveis ao aumento no número de cadeiras.

Cidadania

Os quatro deputados do Cidadania presentes foram contrários.

MDB

Entre os 42 votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara, 29 foram favoráveis. O líder do partido, Isnaldo Bulhões (AL), votou sim.

Novo

Os cinco deputados presentes do Novo votaram não à ampliação de cadeiras na Câmara.

PCdoB

Os sete representantes do PCdoB foram favoráveis ao aumento de vagas. Entre eles, Renildo Calheiros (PE), irmão do senador Renan Calheiros (MDB/AL), também votou sim.

PDT

Dos 17 votos do PDT, apenas cinco foram não. O restante foi favorável à medida, entre eles o líder do partido na Casa, Mário Heringer (MG).

PL

Com a maior bancada na Câmara, o Partido Liberal entregou 21 votos favoráveis ao PLP. Apesar de não haver unanimidade na sigla, a grande maioria dos votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara foi não. Foram 63 deputados contra a ampliação das cadeiras. O líder do partido, Sóstenes Cavalcante (RJ) está no grupo de deputados que votou sim.

Líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), votou sim à ampliação de cadeiras na Câmara. A sigla foi teve mais deputados contrários à medida – Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Podemos

A bancada do Podemos se dividiu meio a meio: 7 deputados votaram sim e os outros 7 votaram não.

PP

Na sigla, os votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara favoráveis foram 34. Por outro lado, 11 parlamentares do PP foram contra à medida. Doutor Luizinho (RJ), líder do partido, votou a favor.

PRD

Dos cinco deputados, três votaram contra e dois a favor. O representante mineiro Fred Costa, líder do partido, votou sim.

PSB

Foram 5 votos contrários e 9 votos a favor no PSD, além de uma abstenção. O líder do partido Pedro Campos (PE) votou sim.

PSD

Dos 43 votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara, 25 foram sim. O líder Antonio Brito (BA) votou sim.

PSDB

A grande maioria do PSDB foi contra o PLP na última terça-feira. Entre os 11 deputados presentes, oito votaram não.

Psol

Todos os 11 deputados foram contra à ampliação do número de parlamentares.

PT

Foram 36 sim entre os 62 votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara. O líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (CE), foi favorável.

PV

Dos cinco deputados presentes, apenas Aliel Machado (PR) votou contra a ampliação das bancadas.

Rede

Túlio Gadêlha (PE), o único deputado a votar pela Rede, foi contrário ao aumento das vagas.

Republicanos

A bancada entregou 36 votos favoráveis ao PLP e 7 contrários. O líder Gilberto Abramo (MG) esteve com a maioria, votou sim.

Solidariedade

Entre os cinco deputados, apenas Wilson Prado (MG) foi contra a medida.

União Brasil

Com 53 representantes na Casa, 38 deputados do União votaram sim e outros 17 votaram não. A sigla foi a que mais somou votos favoráveis à ampliação do número de deputados. Inclusive, entre eles, constou o voto de Pedro Lucas Fernandes (MA), líder do partido.

votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara

Partido da autora do projeto, Dani Cunha (União-RJ), foi a sigla que mais entregou votos votos dos deputados no projeto que amplia as vagas da Câmara – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Adicionar aos favoritos o Link permanente.