‘Ainda Estou Aqui’ será exibido em mais de 10 mil salas de cinema da China

A embaixada brasileira na China anunciou nas redes sociais do país que Ainda Estou Aqui vai estrear no próximo 16 de maio em mais de 10 mil salas de todo o país. No Brasil, o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi exibido em 896 salas e, dada a grande quantidade de exibições em cinemas chinesas, a arrecadação de bilheteria no país pode se tornar a maior da carreira da produção.

Fragmento do cartaz de 我仍在此 (“Eu ainda estou aqui”, na tradução em mandarim),

Dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, o filme conta uma parte da vida de Eunice Paiva e sua luta por memória, verdade e justiça pelo desaparecimento de seu esposo, o ex-deputado federal Rubens Paiva. O longa teve sua primeira estreia no gigante asiático no encerramento do Festival Internacional de Cinema de Pequim, com sala lotada e ingressos esgotados em menos de duas horas.

O trailer do filme já circula em redes sociais como Weibo. Há a possibilidade de uma nova estreia do filme no gigante asiático com a presença do presidente Lula no dia 13. No ano passado, o Brasil foi convidado de honra no Festival de Cinema de Pequim, o segundo maior da China. A Semana Brasileira de Cinema exibiu os filmes Retratos Fantasmas, Marte Um, Que Horas Ela Volta? e a animação Uma História de Amor e Fúria.

Integrantes do governo, como Cassius Rosa, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Cultura e Daniela Fernandes, diretora de Preservação e Difusão Audiovisual participaram do festival junto a representantes da indústria cinematográfica brasileira. Na visita do ano passado, os representantes do governo brasileiro tiveram reuniões com as autoridades chinesas do setor com o objetivo de que o país comece a ter uma quota de filmes brasileiros em cartaz por ano.

O 14º Plano Quinquenal para o Desenvolvimento do Cinema Chinês estipulou como objetivo ter 50 filmes nacionais com bilheteria de 100 milhões de yuans (R$ 79,50 milhões) por ano e um total de 100 mil telas até este ano. Em 2024 o número de salas de cinemas urbanos na China chegou a 90.968 e a bilheteria anual total foi de 42,502 bilhões de yuans, com os filmes chineses representando 78,68% (33,439 bilhões de yuans), dessa arrecadação.

No ano passado, 79 filmes tiveram bilheteria de 100 milhões de yuans, dos quais 55 foram filmes chineses. Este ano também é especial porque marca o 120º aniversário do nascimento do cinema chinês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.