Salvador (BA) monta megaestrutura para o carnaval


A transformação vem com camarotes, postos de comando da Polícia Militar e dos bombeiros, e até módulos de saúde instalados no percurso da folia – serão 15 em todos os circuitos. Salvador (BA) monta megaestrutura para o carnaval
Jornal Nacional/Reprodução
Para as multidões do carnaval de 2024, Salvador está montando uma megaestrutura.
As praias de águas calmas e mornas são um convite para quem chega a Salvador. Os casarios históricos também encantam. Assim como os sons que anunciam a chegada do carnaval.
Mas o som que mais se ouve antes da festa é outro. O batuque ainda não é o do tambor. As ferramentas não param, tem muito trabalho pela frente.
“Realmente, a gente muda a cara da cidade. Não só o pessoal de iluminação, de prefeitura, como a gente que trabalha com a estrutura o ano inteiro. A gente vem aqui na avenida também para construir na realidade estruturas que possibilitem tudo que seja melhor para o folião ficar com mais segurança”, afirma o diretor de operações Hamilton Rebello.
E toda essa mudança chama a atenção.
“Como é que vai se apresentar para uma apoteose, para uma coisa bonita, para uma coisa enfeitada, se não houver construção?”, diz a turista Vera Pinheiro.
Os vendedores ambulantes vão ganhar uma nova área, que saiu da calçada e está sendo erguida sobre a areia da praia.
“Eu gostei, porque vai sobrar espaço para nós podermos trabalhar, estar comerciando. Evitar também certo tipo de aglomeração dos ambulantes, um junto ao outro”, diz o vendedor ambulante Matheus da Silva.
A transformação vem também com camarotes, postos de comando da Polícia Militar e dos bombeiros, e até módulos de saúde instalados no percurso da folia.
Cada um desses módulos de saúde conta também com a chamada sala vermelha. É como um leito de UTI para situações mais críticas, tem monitor, respirador e até equipamentos para casos de parada cardiorrespiratória.
“Já aconteceram casos, inclusive, de senhoras que tiveram neném na festa. Então, a gente faz, às vezes, pequenas cirurgias ou até cirurgias mais graves”, conta Ana Paula Matos, secretária municipal de Saúde.
E assim uma nova cidade vai se erguendo.
“Você olha assim e parece que não vai dar tempo. Mas, do nada, de repente, uma coisa surpreende, muda. Isso acontece”, diz o turista Eliano Fragoso.
“O que mais impressionou é que eles têm que praticamente transformar a cidade para o carnaval. Para nós é bem diferente”, afirma o turista André Luís Rodrigues.
O que não muda é o jeito baiano de receber o folião.
“É um povo amoroso, que se comunica com amor. Então, eu acho que o turista vem para isso, vem para ser recebido pelo povo”, diz a turista Vera.
LEIA TAMBÉM
Circuitos do carnaval de Salvador terão climatizadores instalados para amenizar impactos do calor
Carnaval de Salvador: veja pontos de embarques e desembarques de ônibus, veículos por aplicativo, táxis e motos nos circuitos
Ambulantes acampam para garantir lugar em circuito do carnaval de Salvador uma semana antes da folia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.