Vitória não registra homicídio no mês de abril pela primeira vez em 29 anos

Departamento-médico-legal Polícia-civil
Suspeito foi detido pela Polícia Civil (Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória)

A cidade de Vitória, pela primeira vez em 29 anos, encerrou um mês sem registrar nenhum homicídio. Segundo a Prefeitura da capital capixaba, o marco histórico foi registrado no mês de abril.

Os dados são do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, que contabiliza a série histórica de mortes violentas desde 1996.

Leia também:

> Mais de 280 kg de carne e 320 produtos vencidos são apreendidos em supermercados na Serra

> Idoso faz furo em parede e tenta incendiar casa de vizinhos com botija de gás em Vitória

Em comparação com os anos anteriores, o mês de abril de 2024 terminou com 12 mortes, enquanto que foram contabilizados 11 assassinatos ao longo de abril de 2023.

A administração da capital descreveu que a redução é fruto do resultado de um trabalho integrado entre a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), as forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal.

Além disso, no acumulado do ano, a cidade registrou queda de 60% nos crimes de homicídios se comparado com o ano anterior. De janeiro a abril de 2024 foram 47 assassinatos. Já neste ano, foram 19 registros.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destaca que a atuação da Guarda de Vitória tem sido fundamental para alcançar o resultado.

Com investimentos robustos em tecnologia, inteligência e valorização dos servidores fortalecemos a segurança municipal e passamos a entregar respostas rápidas das equipes na repressão e na prevenção de crimes, destacou Amarílio Boni.

Em entrevista ao Folha Vitória, o secretário de Segurança do Estado, Leonardo Damasceno, destacou que o Programa Estado Presente tem focado atuação nas áreas que possuem ações criminosas, gerando reforço nas forças de segurança.

Com o reforço das forças de segurança temos o enfraquecimento das facções criminosas nesses locais. Temos feito ações nas regiões metropolitanas como prisões qualificadas de pessoas relevantes, ações para enfrentar a lavagem de dinheiro e prisões de lideranças das facções

Entretanto, mesmo com o resultado positivo alcançado no mês de abril, o secretário descreve que o trabalho das forças de segurança nunca acaba.

“O trabalho nunca acaba, independente da avaliação de um mês. Temos mapeado as regiões mais vulneráveis em Vitória como: Complexo da Penha, Orla de Santo Antônio e São Pedro”.

Governador comemora resultado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, comemorou nas redes sociais o marco histórico que não acontecida há 29 anos. Ele descreveu que a ação foi fruto do trabalho integrado do Programa Estado Presente e demais instituições.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.