O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 14 de maio o prazo para envio de propostas à Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), iniciativa voltada ao fortalecimento de cursinhos comunitários que preparam estudantes de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.
Cursinhos populares formais e informais (com ou sem CNPJ) podem participar da seleção. A documentação deve ser enviada até as 18h (horário de Brasília) do dia 14, pela página de inscrição da CPOP. No caso de iniciativas informais, é necessário apresentar um Acordo de Parceria, conforme previsto no edital.
No total, até 130 propostas serão selecionadas. A prioridade será dada a cursinhos gratuitos e que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. O processo de seleção será realizado em três etapas: análise documental, análise técnica e seleção final.
Lançada em março de 2025, a CPOP tem como foco garantir suporte técnico e financeiro a iniciativas que ampliem o acesso de estudantes da rede pública, especialmente negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda, ao ensino superior.