Palhaçaria cearense é selecionada para Circuito Sesc de Artes em São Paulo

Com atuação desde 2013 e formada pelo cearense Felipe Abreu Pereira e pela argentina Romina Sánchez, a Companhia Laguz Circo e Teatro Itinerante integra, em 2025, a 17ª edição do Circuito Sesc de Artes, e deve se apresentar em nove cidades paulistas. A dupla de artistas dedica-se à pesquisa do universo do circo, da palhaçaria e da comicidade, explorando as técnicas circenses como linguagem poética e de conexão profunda com o público.

A integrante e produtora da Cia. Laguz, Romina Sánchez, destaca que participar do Circuito Sesc das Artes 2025 é uma oportunidade especial, pois permite levar o trabalho da companhia de teatro a cidades que muitas vezes estão fora dos grandes circuitos culturais. “Além disso, temos a chance de trocar experiências com outros artistas que também fazem parte dessa programação diversa e potente. Estar aqui é uma forma de afirmar a arte como um direito de todos”, afirma.

O grupo leva para as cidades paulistas durante o mês de maio, o espetáculo “Suspiros e Burbujas”, universo lúdico, poético e interativo que reúne malabares, bolhas de sabão, música ao vivo e técnicas circenses, tudo isso costurado por uma linguagem que une o circo e o teatro com delicadeza, humor e afeto. O espetáculo cearense tem como essência o improviso e a troca direta com a plateia — características marcantes da companhia.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::

A Laguz se destaca pela pesquisa em acrobacia, mímica e teatro físico, tendo o palhaço como seu eixo central. Foto: Freddy Costa

Sánchez ressalta também os desafios em viver de arte no Ceará e no Brasil, e aponta ser um ato de resistência, especialmente quando a arte é o circo e o teatro. “Enfrentamos muitos desafios no dia a dia: falta de políticas públicas consistentes, editais escassos ou com pouca verba, e uma valorização da arte que ainda precisa crescer muito. E claro, tem o desafio de nos desdobrarmos para fazer tudo: criar, treinar, produzir, divulgar, gerir”, revela a produtora.

Por fim, Sanchéz garante que a companhia segue acreditando no poder da arte apesar dos desafios, e no seu papel transformador. “No nosso caso, o circo tem essa força de chegar com beleza, leveza e poesia — e é isso que nos move, mesmo diante das dificuldades”, encerra.

Na edição 2025, o Circuito Sesc de Artes busca reafirmar o compromisso do Sesc São Paulo com a democratização da cultura e o fortalecimento de vínculos entre artistas, territórios e públicos, por meio de uma programação plural e acessível, com atividades de teatro, dança, circo, música, literatura, cinema, artes visuais, tecnologias e ações formativas.

Programação da Cia. Laguz no Circuito Sesc de Artes 2025: 

03/05 (sábado) – Guarujá 

04/05 (domingo) – São Vicente 

10/05 (sábado) – Cananeia

11/05 (domingo) – Barra do Turvo

17/05 (sábado) – Mongaguá

18/05 (domingo) – Peruíbe

24/05 (sábado) – Diadema

25/05 (domingo) – São Caetano do Sul

31/05 (sábado) – Mauá

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::

Adicionar aos favoritos o Link permanente.