Nesta terça-feira (06), o abastecimento de água em Balneário Camboriú e Camboriú foi afetado por uma alta turbidez na água bruta captada pela Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB), localizada em Camboriú. A instabilidade atingiu a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Balneário Camboriú, que abastece os dois municípios.
Segundo a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), a turbidez foi causada por uma descarga de sedimentos oriunda de uma empresa de extração de areia próxima à captação. O problema comprometeu o processo de tratamento de água, exigindo a realização de descargas emergenciais nos decantadores. Isso afetou diretamente a reposição dos reservatórios, podendo causar desabastecimento em diversos pontos da região ao longo do dia.
A normalização do sistema está prevista para começar no início da noite, com restabelecimento gradual. A EMASA orienta a população a economizar água e informa que pode haver turbidez na água que chega às residências, especialmente nos imóveis com reservatórios próprios. Nestes casos, recomenda-se avaliar a possibilidade de desligar temporariamente a entrada de água da rua para evitar coloração alterada.
A concessionária Águas de Camboriú também alertou que a situação pode gerar precariedade no abastecimento em bairros como Conde Vila Verde, Monte Alegre, Tabuleiro e Várzea do Ranchinho. Outros bairros da cidade também podem registrar baixa pressão.
Moradores de ambas as cidades são orientados a priorizar o uso da água para alimentação e higiene até a normalização total do serviço.
O post Alta turbidez compromete abastecimento de água em Balneário Camboriú e Camboriú nesta terça-feira apareceu primeiro em BC Notícias.