Em 2016, uma equipe dedicada de especialistas florestais e analistas de cadeia de suprimentos da Georgia-Pacific (GP) uniu esforços para resolver um desafio: comprovar que a fibra de pinus utilizada pela empresa é obtida de forma responsável.
A solução encontrada foi o desenvolvimento da ForestLogic, uma plataforma tecnológica avançada que oferece maior visibilidade e rastreabilidade sobre a origem da fibra de madeira macia utilizada pelas unidades da empresa no sudeste dos Estados Unidos.
A ForestLogic combina tecnologias geoespaciais de última geração com análises em tempo real para reunir e processar dados geográficos e outras informações cruciais. O objetivo é garantir que a madeira seja colhida em florestas manejadas de forma sustentável, evitando áreas de alto valor para a conservação.

Por meio da plataforma, engenheiros florestais da GP realizam avaliações detalhadas de áreas de colheita, monitoram a saúde dos ecossistemas de pinus e rastreiam com precisão a origem da matéria-prima usada na produção de insumos como a celulose fluff.
A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da companhia em promover práticas de gestão ambiental e apoiar os compromissos da GP Cellulose com o crescimento responsável. Além da ForestLogic, a empresa mantém programas como a Proteção de Florestas Ameaçadas, sua Declaração de Gestão Florestal e adesão a certificações como SFI® Certified Sourcing, PEFC Controlled Sources e FSC® Controlled Wood.
A companhia reforça ainda que seu objetivo é fornecer aos clientes dados confiáveis para atender exigências de rastreabilidade, ao mesmo tempo em que garante que seus produtos têm origem sustentável.
O post Georgia-Pacific adota tecnologia para rastrear manejo sustentável de suas florestas apareceu primeiro em Portal Celulose.