Resistência e reparação: Célia Xakriabá recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFSJ, em MG

A deputada federal por Minas Gerais Célia Xakriabá (Psol) recebeu a honraria de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) no último mês.  A homenagem tem o objetivo de reconhecer as contribuições dela à cultura, às artes e à ciência do país. Além da parlamentar, o músico húngaro Ian Guest (In Memorian) também foi homenageado. 

A ação aconteceu no campus Dom Bosco da UFSJ e contou também com a roda de conversa A Natureza como Sujeita de Direitos, além de apresentações musicais, audiovisuais e palavras de gratidão que homenagearam Xakriabá e Ian Guest.

“Esse título de Doutora Honoris Causa é pela causa da luta, é pela causa da floresta, é pela reparação histórica”, afirmou a deputada na cerimônia. 

“Nós, povos indígenas, também somos doutores da ciência, do tempo. Somos doutores da floresta, da vida”, completou. 

As homenagens foram feitas pelo reitor da universidade, Marcelo Andrade, e pelos professores Maria Leônia Chaves e Guilherme Caldeira Loss. Para o reitor, o título representa uma resistência significativa à crescente onda neofascista mundial e, além disso, incentiva as lutas. 

Célia Xakriabá

Natural de Itacarambi, cidade do norte de Minas Gerais, Célia Xakriabá sempre esteve à frente das lutas por direitos dos povos originários. Fez parte da primeira turma de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, com apenas 25 anos, em 2015, se tornou a primeira mulher indígena a fazer parte da equipe do órgão central da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Em todo esse tempo, ela esteve voltada às pesquisas na academia e, em 2016, obteve seu mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB). Anos depois, em 2022, Célia Xakriabá tornou-se a primeira deputada federal indígena eleita em Minas Gerais, com mais de 100 mil votos. 

Em 2024, já como parlamentar, Célia Xakriabá se tornou a primeira mulher indígena a concluir um doutorado na UFMG. A deputada federal defendeu a tese Ancestraliterra – Sabedoria indígena na política e na universidade, que propõe uma integração entre os saberes tradicionais dos povos indígenas e o conhecimento acadêmico. 

:: Leia também: ‘Não serei a última’, diz Célia Xakriabá, primeira mulher indígena doutora pela UFMG :: 

No último mês, ela foi agredida por policiais militares e legislativos do Congresso Nacional com gases lacrimogêneos, em Brasília, onde participava do Acampamento Terra Livre — mobilização que acontece todos os anos na capital federal reivindicando direitos dos povos indígenas.   

Diante da persistência da violência contra os povos originários, ela destaca que o título recebido também é das águas, terras, montanhas, florestas e de toda a sua luta.“Eu sou a primeira, mas não serei a última.”

Doutora Honoris Causa 

O título de Doutora Honoris Causa tem como significado “por causa de honra” e é concedido por universidades a pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação, como forma de reconhecimento por trabalhos que contribuíram com a sociedade em áreas como cultura, ciência e educação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.