

Tarcísio de Freitas afirmou à rádio que tem grandes entregas a fazer no estado até 2030 – Foto: Pablo Jacob / Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou na manhã desta segunda-feira (6) a intenção de disputar a reeleição no estado ao invés de concorrer à presidência em 2026. O ex-ministro da Infraestrutura é um dos principais nomes cotado a representante da direita caso Jair Bolsonaro (PL) não reverta sua inelegibilidade.
“Sou candidato a reeleição, quero ficar no estado de São Paulo. Eu tenho interesse em fazer o segundo mandato aqui. Não tenho pretensão de voos mais altos”, declarou o governador em entrevista à Rádio Bandeirantes. Em dezembro ele já tinha negado a intenção de disputar o Palácio do Planalto.
Tarcísio de Freitas justificou a decisão ao falar que tem grandes obras em andamento, que deverão ser entregues entre 2028 e 2030. “Já estou em um lugar que nunca imaginei estar. Nunca pensei que seria governador, nunca disputei eleição nem para síndico de prédio”, complementou.
O ex-ministro de Bolsonaro (PL) nasceu no Rio de Janeiro, fez carreira no Exército e depois no funcionalismo público, em Brasília. Foi encarado com surpresa o anúncio do ex-presidente de que lançaria Tarcísio de Freitas ao governo do estado. O político do Republicanos venceu a disputa contra Fernando Haddad (PT), encerrando quase três décadas de domínio do PSDB em São Paulo.
Entre os projetos de grande porte que poderiam ser entregue em um possível segundo mandato do governador está o Túnel Imerso Santos-Guarujá, que prevê quase R$ 6 bilhões em investimentos. O edital foi lançado em fevereiro de 2025 por Tarcísio e Lula (PT).

Tarcísio lançou, ao lado do presidente Lula, edital de lançamento do projeto para construção de túnel imerso entre Santos e Guarujá, no litoral paulista – Foto: Sergio Barzaghi/Governo SP
Há também o trecho norte do Rodoanel, que liga as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra na região metropolitana de São Paulo. O grande anel viário foi anunciado nos anos 1990 e tem os outros três trechos concluídos, entregues em 2002 (oeste), 2010 (sul) e 2014 (leste)
Tarcísio de Freitas defende Bolsonaro
Na mesma entrevista, o governador de São Paulo disse esperar que o ex-presidente Bolsonaro vai recuperar a elegibilidade. “Eu creio na justiça”. Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 após ser condenado por abuso de poder pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também enfrenta processo por tentativa de golpe de estado.

Para Tarcísio de Freitas, mesmo que não reverta sua inelegibilidade, cabe ao ex-presidente Bolsonaro definir o nome da direita nas Eleições de 2026 – Foto: Reprodução/Facebook/Tarcísio de Freitas
Tarcísio defendeu também que o ex-presidente lidere o processo de definição de um nome único da direita se continuar inelegível para 2026. “Como esse projeto vai ser construído? O que a gente vai oferecer? E tem um grupo que vai oferecer esse projeto ao Brasil e o protagonista é o Bolsonaro quem vai dizer”.
Na sua opinião, essa definição teria que ocorrer até final de janeiro para ter mais chance de reunir a direita em um único nome para disputar as Eleições contra Lula.