Detento em Araçatuba alcança segunda maior nota na redação do Enem PPL no estado de SP: ‘Dever cumprido’


Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), ele alcançou 729 pontos na prova e quer cursar análise e desenvolvimento de sistemas na graduação. Nota de redação no Enem do custodiado do Centro de Ressocialização de Araçatuba (SP) foi uma das mais altas do estado
SSP/Divulgação
Um detento do regime semiaberto de Araçatuba (SP) tirou 920 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no Whatsapp
Esta foi a segunda maior nota da prova aplicada em dezembro de 2023 em todo o estado, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Além dele, outros dois presos alcançaram o mesmo resultado, sendo um deles do Centro de Ressocialização (CR) de Limeira (SP) e outro da Penitenciária de Franca (SP).
Provas para privados de liberdade foram aplicadas em dezembro do ano passado
SSP/Divulgação
No geral, o detento alcançou 729 pontos no Enem PPL. Devido à disciplina e empenho nos estudos, ele revelou que já esperava um bom resultado na prova, mas atingir 920 pontos na redação foi motivo de surpresa.
“Fiquei muito satisfeito e feliz com o resultado. Tenho a sensação de dever cumprido. O período que estudei não foi em vão, pois subi mais um degrau rumo à reconstrução da minha vida. Pretendo conquistar minha liberdade logo e iniciar os estudos no ensino superior no segundo semestre deste ano, no curso de análise e desenvolvimento de sistemas”, declara.
Quando ingressou no sistema penitenciário, em 2019, ele possuía o ensino médio completo e, somente no cárcere, concluiu três cursos profissionalizantes oferecidos pelo estado por meio de projetos que objetivam a ressocialização da população.
“Meu preparo ocorreu de forma individual, mediante empréstimos de livros didáticos da biblioteca da unidade. Estudei no alojamento durante o período de um ano, seguindo um cronograma próprio, com muita disciplina”, conta o preso.
Detentos fazem prova do Enem PPL
SSP/Divulgação
Na região compreendida pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), mais de cinco mil detentos se inscreveram para a avaliação, que tem a mesma dificuldade daquela aplicada aos estudantes do ensino regular fora dos presídios.
O exame foca nos reeducandos que concluíram o ensino médio e é composto por quatro provas, que juntas somam 180 questões, e uma redação em língua portuguesa
Os resultados, divulgados neste mês, apontaram que 320 reclusos que fizeram o exame na regional obtiveram nota mínima de 450 nas disciplinas e não zeraram a redação. No estado de SP, 1.566 reeducandos atingiram nota necessária para aprovação.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.