Um vídeo de divulgação mostra a destruição de um drone naval antiaéreo ucraniano Magura V5 (equipado com mísseis guiados R-73) por fogo de metralhadoras e lançadores de granadas de barcos BK-16 da frota russa no Mar Negro.
As embarcações russas utilizaram metralhadoras pesadas e lançadores de granadas automáticos para neutralizar o drone em aproximação.
O Magura V5 é um veículo de superfície não tripulado (USV) desenvolvido pela Ucrânia, projetado para realizar missões de reconhecimento e ataque. Com capacidade para transportar até 320 kg de carga útil e equipado com sensores avançados, o drone tem sido uma ferramenta fundamental na estratégia naval ucraniana. Recentemente, o Magura V5 ganhou destaque por sua capacidade de lançar mísseis ar-ar R-73 e AIM-9, sendo creditado pela destruição de dois caças russos Su-30SM no início de maio de 2025.
As embarcações BK-16, desenvolvidas pelo grupo Kalashnikov, são conhecidas por sua versatilidade e velocidade, sendo equipadas com armamentos que incluem metralhadoras de 12,7 mm e lançadores de granadas automáticos. Essas características permitem que atuem eficazmente contra ameaças de superfície, como os drones navais.
O post VÍDEO: Barcos BK-16 da frota russa no Mar Negro destroem drone naval antiaéreo Magura V5 da Ucrânia apareceu primeiro em Poder Naval.