

Pirâmide submersa no Japão desafia explicações científicas e gera debates – Foto: YouTube/History Channel/ND
Uma pirâmide submersa no Japão, próxima às ilhas Ryukyu, desafia tudo o que sabemos sobre a origem das civilizações humanas. A estrutura, conhecida como monumento de Yonaguni, pode ter sido construída há mais de 12 mil anos.
Com seus degraus escalonados, ângulos retos e uma possível escultura de rosto em pedra, ela atrai pesquisadores e curiosos – e pode ser a chave para reescrever os livros de história.
O enigma da pirâmide submersa no Japão
De acordo com o portal Aventuras na História, a pirâmide submersa no Japão está localizada a 25 metros de profundidade, fazendo divisa com Taiwan e sendo tema de intensos debates entre arqueólogos.
Descoberta em 1986 por mergulhadores, a pirâmide de pedras apresenta degraus simétricos e ângulos retos que lembram estruturas construídas por mãos humanas.
Monumento de Yonaguni desafia especialistas
Chamado de monumento de Yonaguni, o local pode ter até 25 metros de altura e uma idade estimada de 10 a 12 mil anos. Se comprovada sua origem artificial, essa pirâmide japonesa seria mais antiga que Stonehenge e as pirâmides do Egito.
Há quem acredite que a formação é apenas fruto da ação da natureza. O arqueólogo Flint Dibble, por exemplo, não vê “nada que lembre arquitetura humana”.
Já o pesquisador Graham Hancock aponta para elementos como degraus esculpidos, terraços e até uma possível face humana na pedra.

Detalhes da pirâmide submersa no Japão surpreendem pesquisadores – Foto: Flickr/Vincent Lou/Reprodução/ND
A ‘Atlântida’ do Japão
Alguns chamam o local de ‘Atlântida do Japão’ pela falta de registros de civilizações na área durante o período em que a estrutura teria sido construída.
Segundo o Dr. Masaaki Kimura, a pirâmide pode ter sido erguida antes do fim da última Era do Gelo, o que reforça a hipótese de uma civilização extinta e avançada.
Interesse global e teorias populares
O tema voltou aos holofotes após ser debatido no podcast The Joe Rogan Experience, ganhando destaque nas redes sociais e mídia internacional.

Civilização perdida ou fenômeno natural? O mistério da pirâmide submersa no Japão continua – Foto: Flickr/Vincent Lou/Reprodução/ND
Hoje, a estrutura submersa atrai mergulhadores do mundo inteiro, enquanto o debate sobre sua origem continua dividindo opiniões e gerando muitas especulações sobre sua real idade.