Márcia Lopes assume Ministério das Mulheres

O presidente Lula nomeou Márcia Lopes como ministra das Mulheres. Ela ocupa o cargo deixado por Cida Gonçalves. Com a nomeação, o Paraná passa a ter duas ministras no Governo Federal.

Márcia Lopes é assistente social e professora aposentada da UEL. Ela já havia sido ministra do Desenvolvimento Social (MDS) no segundo governo Lula.

O anúncio foi feito hoje (5), em cerimônia que contou com o presidente Lula. Em nota, o Palácio do Planalto disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres, até então ocupado por Cida Gonçalves. A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União.

Em suas redes, a nova ministra disse que assume a missão com humildade, coragem e o compromisso de toda uma trajetória dedicada à justiça social, à defesa dos direitos humanos e à construção de políticas públicas que transformam vidas, especialmente a vida das mulheres neste país.

“Agradeço imensamente o carinho e o apoio que tenho recebido nos últimos dias. Sei que essa caminhada não será simples, mas será coletiva. E é com vocês, com escuta e diálogo, que pretendo seguir. Seguimos juntas e juntos, por um Brasil de sorriso largo, justo, igualitário e comprometido com a dignidade de todas as pessoas”, pontuou a ministra.

A deputada federal Lenir de Assis (PT-PR) considera assertiva a escolha do presidente Lula. “Márcia é uma grande companheira de décadas na luta pela defesa e garantia de direitos dos mais vulneráveis. A causa das mulheres ganha um grande reforço com sua ida para o Ministério das Mulheres. Com certeza é um grande ganho para as mulheres do Brasil e do Paraná e, especialmente, para Londrina e região. Vamos trabalhar juntas, com o presidente Lula, para que todas as mulheres tenham acesso às políticas públicas que melhoram suas vidas”, afirma a deputada.

Duas ministras

A posse contou com a participação da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que também é paranaense. Ela tomou posse para melhorar a relação do Governo Federal com o Congresso Nacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.