O governo federal confirmou, nesta segunda-feira (5), a saída da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a nomeação da assistente social e ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes (PT) para o cargo. O Brasil de Fato noticiou, com exclusividade, que Gonçalves foi informada na sexta-feira (2) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de sua demissão. A reportagem também confirmou a aceitação do convite por Lopes.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda nesta segunda, em edição extra do Diário Oficial da União.
A mudança no Ministério das Mulheres será a quinta troca na Esplanada. A última delas ocorreu na última sexta-feira (2), quando o então ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), decidiu deixar o governo em meio ao desgaste gerado pela Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de descontos ilegais e desvios de recursos do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
Quem é Márcia Lopes?
Márcia Lopes é natural de Londrina (PR) e foi secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social quando a pasta era chefiada pelo ex-ministro Patrus Ananias (PT). Assumiu o cargo em 2010, quando Ananias deixou o ministério para se candidatar a deputado federal nas eleições daquele ano.
Lopes também fez parte da equipe de transição de governo na área de Assistência Social, no final de 2022.A ex-ministra é assistente social e irmã do ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência dos governos Lula e Dilma, Gilberto de Carvalho. Ela está filiada ao PT desde 1982 e já vinha sendo cotada para assumir um cargo no governo.