
Com a tendência de queda na curva de juros, cresce entre os investidores a busca por ativos que se beneficiam de um ambiente de crédito mais barato. Em entrevista à BM&C News, Paola Mello, sócia e analista da GTI, analisou os filtros ideais para identificar empresas com maior potencial de valorização nesse novo ciclo. Segundo Paola, embora setores como varejo e construção civil tenham registrado altas expressivas nos últimos meses, é preciso avaliar caso a caso. “Tem empresas que subiram 60%, 90%, mas isso não significa que ainda há espaço de valorização. Algumas podem estar no ponto de rebalanceamento da carteira”, explicou.
Varejo discricionário lidera as apostas da GTI
Entre os segmentos mais promissores, Paola destaca o varejo doméstico, especialmente voltado para consumo discricionário, como moda e eletrônicos. “Tudo o que depende de crédito barato tende a reagir bem nesse momento. À medida que as condições melhoram, o consumo volta”, afirmou.
Por outro lado, ela faz uma distinção importante em relação ao setor imobiliário. Embora o setor de habitação popular, amparado por programas como o Minha Casa, Minha Vida, esteja aquecido, o mesmo não se aplica a imóveis de classe média e alto padrão.
Imóveis: cautela fora do programa habitacional
“Quando falamos de compra de imóvel, a decisão é de longo prazo. As famílias querem visibilidade econômica, estabilidade no emprego e confiança no ambiente de negócios — e ainda não temos esse cenário claro no Brasil”, ponderou.
Por isso, segundo Paola, as incorporadoras voltadas ao público de média e alta renda ainda exigem cautela. “Não colocaria todas as fichas nesse segmento. O momento ainda pede seletividade”, completou.
Educação já andou, mas varejo ainda guarda oportunidades
Além do varejo, Paola mencionou o setor de educação, que também mostrou recuperação na Bolsa. No entanto, segundo ela, as principais oportunidades nesse segmento já foram capturadas pelo mercado.
“Talvez o espaço para garimpar melhores oportunidades esteja realmente no varejo doméstico. É onde ainda vejo apetite e espaço para crescimento”, concluiu.
Assista na íntegra:
Leia mais notícias e análises clicando aqui
O post Com juros em queda, GTI aposta nos setores varejo e consumo discricionário apareceu primeiro em BM&C NEWS.