O presidente chinês, Xi Jinping, vai participar das celebrações do Dia da Vitória, na Rússia, no próximo dia 9, informou o Kremelin neste domingo (4). A data marca a vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista, na segunda guerra mundial.
A visita oficial inclui encontro com o presidente Russo, Vladimir Putin, e vai ocorrer entre os dias 7 e 10 de maio. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também vai participar das celebrações do Dia da Vitória.
O Kremelin destaca que o encontro entre Xi e Putin deve estabelecer diálogos sobre “o desenvolvimento das relações de parceria abrangente e interação estratégica” e “questões da agenda internacional e regional”, além da assinatura de uma série de acordos bilaterais.
A China é hoje a maior parceira econômica da Rússia, que sofre sanções e isolamento do sistema econômico mundial, devido à guerra com a Ucrânia. Os dois líderes tiveram quatro encontros nos últimos dois anos. Xi Jinping visitou a Rússia em março de 2023 e, mais recentemente, em setembro de 2024, para uma cúpula do Brics. Putin esteve em Pequim em duas oportunidades, no mesmo período: outubro de 2023 e maio de 2024.
Putin anunciou um cessar-fogo de três dias na guerra com a Ucrânia, durante as celebrações do Dia da Vitória. Porém, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, rejeitou a proposta e afirmou que não seria possível garantir a segurança dos chefes de Estado que estarão visitando a Rússia no período.