Saiba quais recursos do Galaxy AI dependem de internet

Saiba quais recursos do Galaxy AI dependem de internetBruno De Blasi

O Galaxy AI é uma das principais novidades do Galaxy S24, com a oferta de tradução de chamadas em tempo real, formatação de notas, edição de fotos e afins com Inteligência Artificial (IA). Contudo, algumas funcionalidades, como o gerador de papéis de parede, dependem de acesso à internet para funcionar.

Um usuário do Reddit listou os recursos do Galaxy AI que são processados no celular ou na nuvem. A relação é resultado de uma bateria de testes em uma unidade do Galaxy S24 Ultra, que sai da caixa com a One UI 6.1 de fábrica.

Quais recursos dependem de internet?

No geral, apenas sete ferramentas precisam ter acesso à internet para funcionar. Caso contrário, o recurso fica indisponível:

– Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia. –

  • Samsung Notes: formatação automática, resumo de textos e correção ortográfica;
  • Gravador de voz: resumo de gravações;
  • Samsung Internet: resumo de textos na web e verificação de estilo e gramática;
  • Galeria: edição de fotos com IA generativa;
  • Tela inicial: gerador de papéis de parede.

A verificação de estilo e gramática do teclado da Samsung, importante ressaltar, fica no meio do caminho: você pode usá-lo com processamento no dispositivo ou na nuvem, sendo que a primeira opção precisa ser habilitada manualmente.

E o que é processado no celular?

A relação do outro lado é igual: de maneira exclusiva, sete funcionalidades não dependem de conexão com a internet para serem utilizadas — ou seja, são processadas no dispositivo:

  • Telefone: tradução de chamadas ao vivo;
  • Teclado: tradutor de mensagens ao vivo e verificação de estilo e gramática;
  • Samsung Notes: tradução de notas;
  • Intérprete: tradutor de conversas face a face;
  • Gravador de voz: transcrição de gravações;
  • Samsung Internet: tradução de páginas da web;
  • Papel de parede ambiente: altera a imagem do papel de parede de acordo com o horário e a previsão do tempo.

Em alguns casos, como as opções de tradução, é preciso instalar os pacotes de idiomas para rodar as aplicações no próprio celular. O tamanho dos arquivos varia, mas totaliza pouco mais de 6 GB caso opte por instalar todos de uma vez só.

Galaxy AI requer conta da Samsung

Outra exigência, por parte do Galaxy AI, gira em torno da conta da Samsung: quase todas as ferramentas precisam da credencial para funcionar, incluindo as tarefas processadas no próprio celular.

A exceção aparece apenas na opção para criar um papel de parede com inteligência artificial generativa, que é um recurso nativo do Android 14 e utiliza o modelo Imagen 2, da DeepMind, para transformar texto em imagem.

Outras tecnologias do Google são empregadas no Galaxy AI, como o Gemini Pro, a versão intermediária da IA Gemini. É o caso das opções para criar resumos de textos e notas de áudio no Samsung Notes e no Gravador de Voz.

Galaxy S23 e mais serão atualizados

O Galaxy S24, S24+ e S24 Ultra são os primeiros celulares a trazer o Galaxy AI, mas não serão os únicos. Ao Canaltech, o Presidente e Líder Global de Mobile eXperience (MX) da Samsung, TM Roh, confirmou que a novidade será levada a outros celulares e tablets da empresa.

Confira a lista:

O Galaxy AI está previsto para ser liberado aos dispositivos no primeiro semestre de 2024.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.