Nº de infecções no sistema digestivo tem aumento de 29,4% na região de Piracicaba


Crescimento na região é reflexo da alta em todo o estado, que foi de 32%. Um dos motivos para o surto das infecções é o aumento das chuvas. Casos de infecções no sistema digestivo aumentam 56% em Campinas de 2022 para 2023
A região de Piracicaba (SP) registrou em 2023 um crescimento de 29,4% nos casos de infecções que atingem o sistema digestivo, conhecidas como viroses. Os dados são do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
De acordo com as informações levantadas, a área de cobertura do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba registrou um total de 64.728 casos de viroses no ano de 2022, enquanto no ano passado, em 2023, o número chegou a 83.747 casos, correspondendo aos 29% de aumento.
Um dos motivos que levaram à alta é o aumento na quantidade de chuvas de verão, com grandes volumes de água, facilitando o contágio por meios hídricos.
Segundo o gastroenterologista Marcelo Imbrizi, crianças com cinco anos ou menos, idosos e pacientes imunossuprimidos têm mais chance de adoecer com gravidade por gastroenterite.
“Esses pacientes não terão a imunidade competente para combater aquela infeccção e vão precisar em algumas situações de um atendimento diferenciado”, explica o especialista.
Sintomas mais frequentes de viroses são febre, vômito e diarreia aguda por até 14 dias
Mohamed Hassan para Pixabay
Sintomas e prevenção
Os principais sintomas de infecções do sistema digestivo são: febre, vômito e diarreia aguda por até 14 dias.
Manter a higiene pessoal, além de lavar os alimentos e as mãos antes das refeições e do contato com a comida evitam a contaminação.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.