Marinha dos EUA realiza com sucesso teste de lançamento de míssil hipersônico

Cape Canaveral, Flórida, 2 de maio de 2025 – A Marinha dos Estados Unidos realizou um marco em seu programa de armas hipersônicas ao completar com êxito um teste de lançamento “end-to-end” de um míssil hipersônico convencional a partir do Cape Canaveral Space Force Station.

Foi a primeira vez que a capacidade Conventional Prompt Strike (CPS) empregou o inovador sistema de lançamento a frio — método que permitirá, no futuro, disparar esses mísseis diretamente de plataformas navais.

O disparo marcou também um passo decisivo no desenvolvimento do míssil comum All Up Round (AUR), fruto de uma parceria entre o Navy’s Strategic Systems Programs e o Rapid Capabilities and Critical Technologies Office do Exército dos EUA. Em 2024, dois outros testes de voo completos já haviam sido realizados, mas em instalações aéreas; agora, o sucesso em solo costeiro abre caminho para a adoção em navios de guerra.

“O alcance, a velocidade e a capacidade de sobrevivência das armas hipersônicas são fundamentais para a dissuasão integrada dos Estados Unidos”, declarou o Secretário da Marinha, John Phelan. “Quando em operação, o Conventional Prompt Strike oferecerá capacidades inigualáveis aos nossos combatentes.”

O sistema de lançamento a frio (“cold-gas”) ejetou o míssil a uma distância segura do solo — e, futuramente, das embarcações — antes de acionar seu primeiro estágio de propulsão. “Essa conquista técnica aproxima o SSP de cumprir seu papel de fornecer à Marinha uma capacidade hipersônica segura e confiável”, afirmou o vice-almirante Johnny R. Wolfe Jr., diretor do Strategic Systems Programs.

Destróier de mísseis guiados USS Zumwalt (DDG 1000)
Destróier de mísseis guiados USS Zumwalt (DDG 1000)

Os próximos passos preveem a integração dessa tecnologia no destróier USS Zumwalt, onde ocorrerão as primeiras operações embarcadas. Os dados coletados em Cape Canaveral também orientarão a produção em série do AUR, que deverá equipar tanto a Marinha quanto o Exército, ampliando o leque de opções de ataque rápido e de longo alcance para combater potenciais ameaças estratégicas.

Com alcance, precisão e letalidade superiores às armas convencionais atuais, o míssil hipersônico CPS representa um avanço decisivo na capacidade de projeção de força dos EUA, reforçando o préstimo de dissuasão e dando ao país meios mais robustos para enfrentar adversários dotados de tecnologias de ponta.

O post Marinha dos EUA realiza com sucesso teste de lançamento de míssil hipersônico apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.