Saúde íntima no verão: veja cuidados essenciais para evitar infecção

Saúde íntima no verão: veja cuidados essenciais para evitar infecçãoFoto: Reprodução

Com a chegada do verão, é importante redobrar a atenção com a saúde íntima para evitar desconfortos e infecções. As altas temperaturas e a umidade características dessa estação podem criar um ambiente propício para o crescimento de bactérias, exigindo cuidados específicos.

Uma das infecções mais frequentes nessa estação do ano é a candidíase vaginal, causada pela proliferação excessiva de fungos do gênero Candida, que normalmente existem na flora vaginal em pequenas quantidades. Entre os principais sintomas dessa infecção estão coceira e vermelhidão na região da vagina, corrimento branco e espesso e ardência ao urinar.

Dicas de especialista

O ginecologista obstetra Dr. César Patez, especialista em endometriose e cirurgia íntima feminina falou mais sobre o assunto ao site terra. Ele reforça que a exposição ao sol e a água salgada podem afetar a saúde íntima devido à sensibilidade da pele nessa região.

“O contato prolongado com a água salgada pode desequilibrar o pH vaginal, contribuindo para infecções genitais. Enquanto o cloro presente na água das piscinas pode causar ressecamento da pele íntima, deixando-a mais sensível”, esclarece o médico.

Além das condições ambientais, a candidíase pode ser provocada por altos níveis de estresse, queda de imunidade e uso de medicamentos, como anticoncepcionais e antibióticos. Então, no verão é importante reforçar os cuidados íntimos para não sofrer com essa infecção.

Cuidados com a saúde íntima no verão

Para colaborar com a saúde íntima ao curtir a praia e/ou piscina, o ideal é usar roupas leves e de algodão, pois permitem a ventilação adequada da região íntima. Além disso, a troca frequente de roupas de banho úmidas por peças secas é fundamental para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Leve sempre uma calcinha na bolsa para trocar ao sair da praia ou piscina

“Ressalto a importância de manter uma higiene adequada, evitando o uso de sabonetes perfumados ou duchas íntimas, que podem causar irritações e desequilíbrios na flora vaginal. A utilização de protetores íntimos de algodão pode ajudar a absorver a umidade e manter a região íntima seca e saudável”, finaliza o ginecologista.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.