Energia geotérmica: como a Islândia transforma o calor da terra em energia elétrica

Foi somente nos anos 1970 que os islandeses passaram a usar o calor da terra para produzir energia elétrica. Hoje, têm algumas das maiores usinas geotérmicas do mundo. Energia geotérmica: como a Islândia transforma o calor da terra em energia elétrica
O quinto episódio de “O Futuro da Energia” mostra como a Islândia se destaca na produção energia geotérmica.
Foi somente nos anos 1970 que os islandeses passaram a usar o calor da terra para produzir energia elétrica. Hoje, têm algumas das maiores usinas geotérmicas do mundo.
O fluido geotermal é água quente misturada com minerais. Com a mesma força de gêiser, o vapor sai da terra e é usado para girar essas grandes turbinas e produzir energia elétrica.
“Assim nós abastecemos toda a região da capital da Islândia. Para esse processo nós emitimos 7 gramas de dióxido de carbono por kilowatt hora. Pra efeito de comparação, uma usina de carvão emite 800 gramas pela mesma energia”.
Apesar de ser uma energia renovável, a energia geotérmica não é 100% limpa. Ela tem emissão de gás carbônico. Por isso, os islandeses tiveram uma ideia para neutralizar essas emissões. Esse é um projeto pioneiro, feito a partir de estudos de pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York.
Captura de carbono
O gás carbônico misturado com a água se infiltra nesses espaços vazios e se transforma também em pedra. Deixa de ser gás carbônico e se transforma em carbono.
“E aqui nós temos a caixa mágica. São amostras que a gente recolheu. Aqui é como era a pedra antes de a gente reinjetar o carbono. Esses pontinhos brancos são carbonato de cálcio. Um mineral muito típico. É isso que acontece quando o carbono reage com a água com trabalho de laboratório”, explica.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.