Centro de testagem de ISTs do estado atende foliões durante a Micareta

Centro de testagem de Ists do estado atende foliões durante a Micareta
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Desde a última quinta-feira (1), o Centro de Testagem instalado pelo governo do estado da Bahia no final do circuito da micareta vem atendendo dezenas de pessoas interessadas em fazer testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como HIV, sífilis e hepatites.

Centro de testagem de Ists do estado atende foliões durante a Micareta
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

A coordenadora do Programa de Doenças e Agravos Transmissíveis, Eleuzina Falcão, explica como está o funcionamento do serviço durante a Micareta 2025. “Estamos fazendo as testagens, mas também fazendo aconselhamento a respeito de prevenção. A gente conversa com as pessoas sobre as ISTs e já inicia o tratamento da sífilis, quando necessário. A gente trabalha orientando a usar os preservativos, além de orientar sobre a importância das vacinas”, afirmou.

Eleuzina informou ainda que o resultado dos testes sai em 30 minutos e as pessoas com resultado reagente para alguma IST já são encaminharas para tratamento. Ela frisou a importância da testagem para um diagnóstico precoce. “É preciso diagnosticar para permitir um tratamento adequado e o paciente ter uma condição de vida plena”.

Centro de testagem de Ists do estado atende foliões durante a Micareta
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Procura alta pela testagem

Ela também falou ao Acorda Cidade sobre as expectativas do trabalho este ano. Segundo afirmou, o primeiro dia de folia teve uma procura muito boa e ela acredita que este ano, o número de atendimentos será superior ao ano passado, quando registrou cerca de 200 atendimentos diários.

“A movimentação até nos surpreendeu, houve momentos que estávamos com a capacidade total e olha que esse ano estamos com a capacidade aumentada em 40%, em relação ao ano anterior. Então as equipes foram aumentadas, o próprio estande foi ampliado e a gente espera um aumento no número de atendimentos em relação ao ano passado”, destacou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.