Afinal, é “a micareta” ou “o micareta”? Professora da Uefs explica uso correto do termo

Micareta de Feira
Foto: Polícia Militar

Com a chegada da maior festa popular de Feira de Santana, é comum ouvir nas ruas expressões como “o Micareta está chegando” ou “vou para o Micareta hoje à noite”. Mas, afinal, qual é o uso correto: a Micareta ou o Micareta?

Segundo a professora Alana Freitas, cronista e docente de Literatura da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a forma correta, segundo a norma culta da língua portuguesa, é a Micareta. “Micareta, gramaticalmente, é um substantivo feminino. Portanto, devemos dizer a Micareta, que é uma festa popular, a maior de Feira de Santana. A micareta é feminina. A micareta é uma mulher”, esclarece a professora.

Alana Freitas
Professora Alana Freitas | Foto: Brenda Filho/Acorda Cidade

Entretanto, Alana, que além de pesquisadora da linguagem, é também observadora do modo como o povo fala, reconhece que a língua está em constante transformação. “Eu não vejo problema em se dizer o Micareta. A língua do povo é que vai ditando as transformações ao longo dos anos. Quem sabe, de tanto se dizer o Micareta, daqui a umas décadas o dicionário e a gramática passem a registrar como masculino também”, pondera.

A professora ainda relembra a origem do termo “Micareta”, que tem raízes no francês. “A palavra vem de micareme, uma festa popular que acontecia no meio da quaresma. Esse nome foi adaptado aqui, em Feira de Santana, pelos fundadores da festa, que juntaram o mica do francês com o reta dos caretas – os mascarados que saíam nos blocos populares. Daí nasceu o nome micareta, esse nome bonito, único, que nasceu aqui. O resto é cópia”, afirma com orgulho.

E para quem já está em clima de festança, a professora finaliza com um conselho leve e bem-humorado: “Como é período de festifolia, eu recomendo: não pense muito nas normas da língua agora. Pense na diversão com cuidado e na alegria desses dias.”

Então, enquanto a norma culta diz que o correto é “a micareta”, a folia está liberada para quem prefere simplesmente curtir o micareta. Afinal, como bem diz o povo, o importante mesmo é dançar no compasso da alegria!

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.