VÍDEO: onça chama atenção ao subir em tronco de 3 metros; comportamento é normal, diz Zoo

Peter é animal de 2 anos que foi resgatado de incêndio no Mato Grosso. Segundo instituição, brincadeira é recomendada para evitar que animais fiquem entediados. Onça sobe em tronco de árvore no Zoológico de Brasília. Reprodução: TV GLOBO
Uma onça-pintada de 2 anos que vive no Zoológico de Brasília chamou a atenção dos visitantes no último fim de semana. O animal — batizado de Peter após ser resgatado de um incêndio no Mato Grosso — subiu em um tronco com mais de 3 metros, que fica dentro do seu recinto (veja vídeo acima). As pessoas que estavam passeando se surpreenderam.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 DF no WhatsApp.
Em entrevista à TV Globo, o diretor de mamíferos do Zoológico de Brasília, Leandro Drigo, disse que o comportamento é normal e que não oferece nenhum perigo aos visitantes. No zoológico os animais são, inclusive, estimulados a se exercitarem, afirmou o diretor.
“São feitas atividades que estimulam o exercício dos animais para que não fiquem entediados. Esse comportamento é expressado na natureza também”, diz Leandro Drigo.
O Zoológico de Brasília informou ainda que, diariamente, alguns visitantes fazem tentativas de estimular a onça a repetir o comportamento. No entanto, o Zoológico de Brasília repudia o comportamento, por causar estresse no animal.
Repetição de comportamento
Onça escala pilastra de recinto no Zoológico de Brasília.
No dia 28 de dezembro de 2023, uma onça-pintada escalou a parede do recinto onde fica e ficou frente a frente com visitantes, separados apenas por grades de contenção (veja vídeo acima).
No vídeo, a onça se aproximou olhando para cima, no local onde o público faz vídeos e fotos do animal. Ela escalou, com apenas três movimentos, uma pilastra localizada abaixo de um ponto onde os visitantes ficam 🐆.
À época, em nota, o zoológico disse que não houve nenhum risco para o público. Uma cerca elétrica foi instalada no dia seguinte ao ocorrido para que a visitação fosse mantida.
LEIA TAMBÉM
MONITORAMENTO ILEGAL: Polícia retira das ruas câmeras que faziam monitoramento ilegal de motoristas do DF
MORTE NO TAF: ‘Fazia atividade física e não tinha nenhuma doença’, diz tia da candidata do concurso da PMDF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.