Fim de semana no DF tem arte, música, diversidade e mobilização

Veja alternativas que o Brasil de Fato DF selecionou para o fim de semana no Distrito Federal.

No dia 5 de maio, o Guará completa 56 anos e a comemoração inicia nesta sexta-feira (2) e terá uma programação de atividades durante todo o mês.

O Paranoá, por sua vez, recebe neste sábado (3) o lançamento do projeto Mulher é Show, que incluirá rock, manifestações culturais populares e ações em prol dos direitos femininos. Também está programado o espetáculo musical Vozes LatinA-Americanas, que ocorrerá no CCBB e visa rememorar laços ancestrais, memórias e tradições culturais.

Além disso, a performance De Férias com o Fim acontecerá no Balaio do Cerrado, situado na Asa Sul, e contará com sessões inclusivas. Ainda há atrações como o Zoológico, Jardim Botânico e Planetário, que oferecem entrada gratuita. Veja a seguir todos os detalhes e aproveite o final de semana!

Aniversário Guará

O Guará celebra 56 anos no próximo dia 5 de maio e conta com uma longa programação. São mais de 22 eventos oficiais ao longo do mês. Haverá atividades culturais, esportivas, sessão solene e apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. O tradicional desfile cívico com corte de bolo será realizado no dia 6 de maio, às 8h, em frente à Administração Regional. 

Programação neste final de semana: 

Circula Cultura

De 2 a 4 de maio, das 16 h às 22h, na Praça da Moda (QE 40)

Guará Fashion Day

Dia 3 de maio (sábado), das 9h às 17h, em frente à Administração do Guará

Plantio de árvores

Dia 4 de maio (domingo), às 9h, no Parque Ecológico e Vivencial Bosque dos Eucaliptos

Mulher É Show

Lideranças comunitárias, ativistas feministas e artistas brasilienses somaram forças para lançar a segunda edição do Mulher é Show, para mobilizar a população do DF em defesa do direito à vida das mulheres.

O evento acontece neste sábado (3), na Praça Central do Paranoá, com artistas da cena rockeira de Brasília e da cultura popular, representada pela Mestra Griô Martinha do Côco e o teatro Lambe-Lambe das Caixeiras. Haverá ainda rodas de autocuidado que acontecerão nos dias 8, 15, 22 e 29 de maio e 5, 12 de junho, às 19h, na  Casa de Cultura Popular Martinha do Côco, no Paranoá. 

Programação de lançamento:

12h – Abertura

13h – Banda SELF

14h – Teatro Lambe-Lambe com o grupo “As Caixeiras”

15h – Martinha do Côco

16h – Rock JamA Capital: Vivências Candangas

17h– Encerramento

Vivências Candangas

O espetáculo A Capital: Vivências Candangas volta ao palco neste sábado (3), no Teatro da ADUnB, com duas sessões às 18h e 20h. Unindo dança urbana, memória e denuncia, a obra homenageia os candangos que construíram Brasília, trazendo à cena episódios silenciados da história, como a inundação da Vila Amaury e o massacre da Pacheco Fernandes. Com estudantes da UnB no elenco, o espetáculo emociona ao valorizar a contribuição dos trabalhadores invisibilizados. Os ingressos custam de 20 a 40 reais e estão disponíveis online. 

Vozes LatinA-Americanas

O CCBB Brasília recebe o espetáculo musical A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas, que propõe um encontro entre artistas de diferentes gerações da música, com programação que busca resgatar conexões ancestrais, memórias e tradições culturais diversas. Com curadoria e direção da cantora Assucena, o projeto presta homenagem a nomes como Mercedes Sosa, Violeta Parra e Elis Regina. As apresentações são gratuitas nos dias 2 e 3 de maio, às 20h, e no dia 4, às 18h, mediante retirada prévia de ingressos.

De férias com o fim

A peça performativa De Férias com o Fim, resultado da Residência Artística EKO, realizada durante o mês de abril, contará com apresentações neste fim de semana. Elas acontecem no sábado,às 18h30 e às 20h30 e no domingo,às 18h40, com audiodescrição, Libras e monitores de acessibilidade. Todas no Ateliê Eco-Arte Balaio do Cerrado, Asa Sul, com entrada gratuita. 

Ainda dá tempo …

Quem busca opções de lazer gratuitas, pode aproveitar o Zoológico e o Jardim Botânico aos  domingos. Outra opção é visitar o Planetário, que conta com o projeto Viagem na Via Láctea, diariamente das 13h às 19h. 

A Biblioteca Nacional  recebe até 11 de maio, a exposição DE VER CIDADE – Brasília numa Caixa de Brincar: Edição Monumental. Organizada pelo coletivo Entrevazios, ela proporciona uma experiência divertida e interativa, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos finais de semana, das 9h às 14h. 

:: Receba notícias do Distrito Federal no seu Whatsapp ::

Adicionar aos favoritos o Link permanente.