Vírus da dengue que não circulava há 20 anos volta, e prefeitura alerta população


Belo Horizonte está à beira de uma epidemia da doença. De acordo com a prefeitura, testes comprovaram que o vírus da dengue tipo 2 está circulando na cidade. Tipo 2 da dengue volta a circular em BH após 20 anos
Após 20 anos, tipo 2 da dengue voltou a circular em Belo Horizonte e cidade está à beira de uma epidemia – quando se tem mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes – na cidade. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (31), pelo secretário municipal de Saúde, Danilo Borges.
“Houve um aumento no número de dados da doença. Hoje, contamos com 211 casos a cada 100 mil habitantes. Então estamos prestes a passar por uma epidemia”, alertou.
Borges explicou que ainda não se sabe como o esse tipo de vírus reapareceu, mas testes já comprovaram a presença dele em pacientes. Até o momento, foram confirmados cerca de 20 casos da doença do tipo 2 e quatro casos do tipo 3.
“A preocupação é de um sorotipo diferente se sobrepor ao anterior. E o fato do tipo 2 ter circulado há mais de 20 anos, deixa que a imunidade da população em geral fique mais suscetível”, explicou.
Para prevenir os casos graves e barrar o aumento dos números, o secretário afirmou que a prefeitura vai reforçar o atendimento à saúde (veja abaixo).
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até o momento, são 6.182 casos notificados da dengue em Belo Horizonte.
Em Minas, a primeira morte confirmada pela doença em 2024 foi registrada no município de Monte Belo, no Sul de Minas. Segundo o prefeitura da cidade, a vítima foi uma mulher de 79 anos.
Atendimento de saúde ampliado
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, além do funcionamento dos cincos centros de saúde durante o fim de semana, mais de 600 profissionais vão reforçar o atendimento nas unidades de pronto atendimento (UPAs). Também serão abertos dois centros de atendimento à dengue na Região Centro-Sul e em Venda Nova, e uma unidade focada em reidratação.
Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e chikungunya
GETTY IMAGES
Minas Gerais é o estado com mais casos prováveis de dengue em todo o Brasil
Dengue: veja como evitar, quais os sintomas, cuidados e tratamento
Mais de 400 mil casos de dengue são esperados para este ano no estado
Minas Gerais registra a primeira morte por dengue em 2024
Vacina contra a dengue 💉
Em dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina da dengue Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que o novo imunizante comece a ser aplicado em fevereiro deste ano.
O ministério deve priorizar a imunização de crianças e jovens. A definição sobre por qual faixa etária e grupo a vacinação começará, além da quantidade de doses a ser distribuída aos estados, será tomada nas próximas semanas.
O Ministério da Saúde ainda está em tratativas para receber doações. Com isso, a quantidade de doses pode chegar a 6 milhões de doses.
Alerta 2024
O Ministério da Saúde fez uma projeção de casos de dengue para 2024 e afirmou que Minas Gerais tem “potencial epidêmico” de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo a secretaria, com a chegada do período chuvoso e das temperaturas elevadas, historicamente o número de casos de dengue, chikungunya e zika sobe significativamente.
E neste verão, a probabilidade deve ser potencializada por causa das mudanças climáticas e dos efeitos do El Niño.
Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.