Fevereiro será de calor no país, com chuva e picos acima de 33ºC em São Paulo e de 38ºC no Rio; veja a previsão para todas as regiões


Segundo a Climatempo, pancadas de chuvas devem provocar transtornos na Grande SP, no RJ e na Grande BH. Podem ocorrer ondas de calor em áreas do Sul, MS e oeste de SP. Cidade de São Paulo teve dias de muito calor durante o mês de janeiro
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O calor continua pelo país no mês de fevereiro, que terá tempo abafado em razão da umidade elevada, segundo a previsão da meteorologia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês terá chuva acima da média em grande parte do Brasil.
No Sudeste, de acordo com a Climatempo, pancadas de chuvas devem provocar transtornos na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte.
O Inmet destaca que as temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo o país, com os termômetros passando de 25ºC.
Podem ocorrer ondas de calor em áreas do Sul, MS e oeste de SP.
Na região amazônica, as chuvas ficam abaixo da média, mas é possível esperar uma recuperação gradual, porém lenta, dos rios.
O Carnaval será de muita chuva no Sudeste, no Paraná e no centro-sul de Goiás e Distrito Federal.
O Brasil ainda está sob forte influência do El Niño , que é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Quando esse fenômeno climático está em atuação, o calor fica ainda mais acentuado no verão. A expectativa é a de que ele comece a perder força ao longo do mês.
Do lado do Oceano Atlântico, as águas quentes na costa norte e faixa leste levam mais umidade para a região Nordeste, diminuindo os efeitos do El Niño por lá.
Confira abaixo a previsão do tempo pelo país em fevereiro, segundo a Climatempo.
Região Sudeste
🌡️ Calor: O mês será de calor principalmente no interior de São Paulo e no extremo leste da região, que pega Espírito Santo, Rio de Janeiro e leste de Minas. As temperaturas devem ficar acima da média nestas áreas, com picos acima de 33ºC em São Paulo e acima de 38ºC no Rio.
É esperado muito calor para toda a faixa litorânea, incluindo a Baixada Santista, o litoral norte paulista, a Costa Verde e o Grande Rio.
☔ Chuva: A previsão é de muita chuva no litoral de São Paulo e do Rio ao longo do mês. O estado de São Paulo em geral e o Triângulo Mineiro terão chuvas típicas de verão na maior parte do mês em razão dos dias quentes e abafados.
Na Grande São Paulo, pancadas de chuvas podem causas transtornos à população, principalmente nos horários de pico no fim do dia.
Os grandes volumes de chuva esperados podem elevar os níveis dos rios na região, com alerta especial para o rio Doce, que banha os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
🎉 Carnaval: Os foliões na região Sudeste encontrarão tempo abafado, muita variação de nebulosidade e chuvas frequentes.
Região Nordeste
🌡️ Calor: O tempo fica abafado e as temperaturas sobem acima da média em grande parte da região. Os dias de calorão ficam menos frequentes no interior da Bahia, Pernambuco e Piauí.
As noites e madrugadas ficam mais quentes no litoral que vai de Salvador até São Luís. Recife, Salvador, Maceió e Aracaju podem registrar muito calor para os padrões da região.
☔ Chuva: Os volumes de chuva ficam acima da média na Bahia, principalmente no interior do estado, e há risco de temporais em Salvador. O litoral de AL e RN também tem aumento de chuva. O volume também será maior do que a média no sul do PI e do MA.
🎉 Carnaval: Há chance de pancadas fortes de chuva e risco de temporais em Salvador. Em Fortaleza, o tempo fica abafado, com chuvas frequentes, mas passageiras. Recife fica muito abafado também, mas com muita nebulosidade. Lá, as chuvas serão frequentes, mas não devem ser fortes. Maceió e Aracaju devem ter chuvas mais passageiras. Em João Pessoa, a chuva deve persistir um pouco mais.
Região Norte
🌡️ Calor: O tempo fica abafado, com temperaturas acima da média, principalmente no Amazonas, no oeste do Pará e em Roraima. Com exceção de RR, os extremos de calor serão atenuados pela umidade alta.
☔ Chuva: As chuvas aumentam em grande parte da região, mas os volumes devem ficar abaixo da média. A influência de corredores de umidade, porém, deve deixar os volumes um pouco acima da média no extremo oeste do AM, sudeste do PA e em grande parte do TO.
💧 Rios: Os níveis do rio Amazonas e do rio Negro, que sofreram no ano passado com seca extrema, seguem recuperando seu nível.
🎉 Carnaval: As temperaturas ficam elevadas, e haverá chuvas isoladas no Pará, leste do Amazonas e norte de Tocantins.
Região Centro-Oeste
🌡️ Calor: As temperaturas ficam altas acima da média em todo o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, principalmente no norte e oeste da região. No Distrito Federal e Goiás, o tempo fica abafado, com os termômetros só um pouco acima da média.
☔ Chuva: A chuva deve ficar acima da média em grande parte da região. A previsão é de pancadas de chuvas frequentes e diárias em Goiânia e Brasília. Na segunda quinzena do mês, há chance de ter um frio fora de época no DF, GO e norte/leste do MT.
🎉 Carnaval: Goiânia, Brasília e Cuiabá terão condições típicas de verão, com muita nebulosidade, tempo abafado e pancadas de chuva especialmente à tarde. Campo Grande deve ter chuvas mais pontuais.
Região Sul
🌡️ Calor: O tempo fica muito abafado, especialmente no Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná. Há chance de ter onda de calor a partir do dia 3 de fevereiro nas regiões que fazem fronteira com a Argentina e o Paraguai em razão da chegada de massas de ar quente vindas desses países.
☔ Chuva: O calor e a umidade devem provocar pancadas de chuva localizadas, mas com risco de temporais. Pode ser que o volume de chuvas fique abaixo da média, mas o litoral de SC e do PR podem ter volumes altos principalmente na primeira quinzena. No RS, há risco de temporais entre os dias 10 e 12 de fevereiro.
🎉 Carnaval: O sol predomina na maior parte da região, que terá chuvas isoladas. As chuvas vão apertar mais, com alerta de temporais, no norte do Paraná.
📽️📽️📽️ No vídeo abaixo, veja os impactos do primeiro clima árido identificado no Brasil:
Como a recente descoberta de um clima árido na Bahia pode impactar o restante do Brasil
Adicionar aos favoritos o Link permanente.