Quedas de energia provocadas por pipas afetaram mais de 149 mil pessoas em MS em 2023


Segundo a Energisa, no ano passado foram registradas 164 ocorrências contra 132 do ano anterior, o que representa um crescimento de 24,2%. Pipa recolhida pela polícia no local do acidente de vítima por cerol.
Divulgação
Interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas pelo enroscamento de pipas a fiação afetaram 149,4 mil pessoas em Mato Grosso do Sul em 2023, 19,6% a mais que em 2022, quando 124,9 mil pessoas enfrentaram o problema.
O levantamento foi feito pela Energisa, concessionária que atende a maior parte dos municípios de Mato Grosso do Sul. Segundo a companhia, no ano passado foram registradas 164 ocorrências contra 132 do ano anterior, o que representa um crescimento de 24,2%.
“Uma pipa enroscada na rede pode causar o rompimento de um cabo da rede de distribuição, devido ao poder cortante da linha chilena e cerol, utilizado indevidamente, gerando interrupção no fornecimento de energia, podendo afetar um bairro inteiro, ou até mesmo uma cidade. Vale ressaltar que o cabo rompido ao solo pode estar energizado e causar um acidente com choque elétrico”, explica o coordenador de Construção e Manutenção da Energisa , João Ricardo Costa Nascimento.
Risco ainda maior
O uso de linhas como o cerol ou a chilena, não só prejudica a fiação elétrica, como também traz riscos a vida da população.
Desde o dia 8 de janeiro, a Guarda Municipal Metropolitana (GCM) está percorrendo os bairros para a Operação Cerol. O principal alvo são os locais com aglomerações de pessoas soltando pipas, fazendo o uso das linhas cortantes. Já foram apreendidas mais de 80 carretéis de linha com cerol, além de 31 pipas o material, que é ilegal.
❗🪁Cuidados para quem é adepto a pipa
Empine pipas longe da rede elétrica, onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular;
Busque espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo;
Não solte pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;
Não utilize papel alumínio na confecção da pipa;
Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Não tente pegar a pipa na fiação, nem com as mãos, bambus ou qualquer outro objeto;
Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;
Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas por eles e causar graves acidentes;
Sempre que possível, os pais devem acompanhar as crianças nessa brincadeira. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.
Para registrar ocorrências, a central de atendimento da Energisa, fica na avenida Calógeras, região central. O horário de funcionamento é a partir das 8h ás 16h, de segunda à sexta. O telefone para contato é (67) 3398-4058.
*Estagiária sob supervisão de Anderson Viegas
Veja mais vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.