Costureira baiana desenha vestido do casamento da protagonista de remake da novela ‘Renascer’


Cena do casamento no remake foi exibido na noite de terça-feira (30). Rendeiras da região do recôncavo baiano costuram vestido de Maria Santa de Renascer
Uma costureira baiana desenhou o vestido usado pela protagonista Maria Santa, durante o casamento com Zé Inocêncio, personagens da novela Renascer, interpretados por Duda Santos e Humberto Carrão, no remake exibido na faixa das 21h na Globo.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O item foi desenhado pela costureira Maria do Carmo Amorim, de 77 anos, e produzido por ela e outras rendeiras da Associação dos Artesãos de Saubara, município localizado no recôncavo do estado.
Remake da novela ‘Renascer’ será gravada em fazenda no sul da Bahia
Em entrevista à TV Bahia, Maria do Carmo contou que o convite para produzir o vestido da novela foi feito pela Globo em julho de 2023, por meio do Instituto Mauá, espaço colaborativo que possui trabalhos de artesãos de diversas comunidades do estado.
A costureira estava em uma reunião no instituto, quando recebeu a ligação de uma figurinista da Globo perguntando se seria possível a montagem da roupa de renda.
“O serviço começou em julho e terminou em setembro [de 2023]. Eu desenhei os pedaços, passei para o papelão e dei para as artesãs confeccionarem. Foram 140 pedaços de aplicações e eu e Lenira [costureira] emendamos e fizemos duas toalhas”, detalhou a costureira.
Maria do Carmo relatou que as duas toalhas de renda que serviram para a produção do vestido tinham cerca de dois metros, cada uma.
Ela contou que não conheceu os personagens interpretados por Duda Santos e Humberto Carrão pessoalmente, mas assistiu ao capítulo que mostra o início da cerimônia do casamento, exibido na terça-feira (30).
A costureira se emocionou ao falar sobre a produção do vestido e destacou a importância do trabalho para as rendeiras do município.
“Meu coração ontem só foi alegria porque meu celular não parou o dia todo. Estou muito feliz com esse trabalho e com o nosso trabalho aqui na casa das rendeiras. É a rendeira para o mundo e isso não é pouca coisa não”, enfatizou Maria do Carmo.
“Demos trabalho para as artesãs e todo mundo ficou feliz porque agiu certo com o compromisso. Nós trabalhamos dia e noite e na hora certa concluímos o trabalho”, destacou a costureira.
Maria do Carmo afirmou que tanto ela quanto as outras costureiras estão aceitando encomendas de outros vestidos de noiva e agradeceu pelo alcance do trabalho após o item ter sido veiculado em rede nacional.
“De agora em diante, vamos preparar as mãos para trabalhar. Vocês precisam vir na Associação de Saubara para verem que coisa belíssima é o nosso trabalho”, afirmou a rendeira.
Gravações no sul da Bahia
Fazenda fica localizada na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia
Claudio Roberto/Google Fotos
Uma fazenda localizada em Ilhéus, no sul da Bahia, foi cenário do remake da novela Renascer. As gravações iniciaram em outubro de 2023.
A propriedade é a mesma em que a trama original foi gravada, em 1993. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a nova versão foi adaptada pelo Bruno Luperi, neto do autor. Antes de “Renascer”, ele adaptou o fenômeno “Pantanal”, que foi gravado no Mato Grosso do Sul e exibido no horário nobre da Globo em em 2022.
A cidade foi escolhida justamente por causa de sua história: na década de 1990, a microrregião de Ilhéus-Itabuna era responsável por mais de 60% da produção nacional do fruto.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.