
O mês de maio de 2025 promete ser marcado por temperaturas elevadas em grande parte do Brasil, com os termômetros registrando valores superiores a 22ºC, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, as regiões Sudeste e Sul devem apresentar temperaturas mais amenas, próximas ou ligeiramente acima da média, mas ainda abaixo dos 20ºC. Em áreas de maior altitude nessas regiões, a presença de massas de ar frio pode provocar uma queda significativa nas temperaturas, levando-as para abaixo dos 15ºC.
Após um abril caracterizado por alertas de precipitação, maio traz uma previsão de chuvas variando entre a média e abaixo dela em grande parte do Brasil. No entanto, algumas áreas específicas, como o Amazonas, centro-norte do Pará, Amapá e sul de Roraima, podem registrar chuvas acima da média. No Nordeste, as precipitações devem se manter acima da média no centro-sul do Maranhão e oeste do Piauí, com volumes que podem ultrapassar 150 milímetros da costa do Ceará até a Bahia.
Como será a distribuição das chuvas em maio?
No Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média, com acumulados inferiores a 150 mm. Contudo, o leste do Mato Grosso do Sul e o centro-sul de São Paulo podem experimentar chuvas acima da média, superando os 100 mm. Na Região Sul, espera-se que as precipitações fiquem perto ou acima da média climatológica, com o oeste do Paraná registrando valores superiores a 100 mm.
Quais são as tendências climáticas para o outono de 2025?

O outono no Hemisfério Sul, iniciado em 20 de março, deve manter condições típicas de verão nos meses de abril e maio, enquanto junho tende a ser mais frio. No geral, as temperaturas acima da média devem predominar na maioria dos estados do Centro-Sul do Brasil. As regiões Norte e Nordeste também devem sentir temperaturas ligeiramente acima da média.
O que esperar das chuvas nas diferentes regiões do Brasil?
A tendência para as chuvas é de precipitação abaixo da média na maior parte do Centro-Sul. No Norte, a expectativa é de que a chuva também fique abaixo da média na maior parte da região. Em contrapartida, o Nordeste pode experimentar chuvas acima do normal, especialmente em áreas como o centro-sul do Maranhão e o oeste do Piauí.
Essas previsões destacam a complexidade e a variabilidade do clima brasileiro, com condições que podem variar significativamente de uma região para outra. Para informações mais detalhadas e atualizadas, recomenda-se acompanhar os boletins meteorológicos do Inmet e outras fontes confiáveis.
O post O que esperar do tempo no Brasil durante o mês de maio? Confira a tendência! apareceu primeiro em BM&C NEWS.