
O Festival de Cannes é mais do que um dos maiores palcos do cinema mundial — tornou-se também um radar preciso para prever o que vai brilhar no Oscar. Desde 2022, ao menos três filmes exibidos na Croisette foram indicados a Melhor Filme pela Academia, e títulos como Anora seguiram trajetórias vitoriosas que começaram justamente ali.
Em 2025, não deve ser diferente. E com a cobertura in loco do Omelete, destacamos 15 filmes (e um bônus) que prometem marcar o festival — e, quem sabe, o cinema do próximo ano.
1. O agente secreto (Brasil)
Kleber Mendonça Filho retorna a Cannes com um suspense estrelado por Wagner Moura, no embalo da boa fase do cinema nacional pós-Oscar. É nossa maior aposta brasileira entre os filmes.
2. Highest 2 Lowest (Spike Lee)
Spike Lee revisita o clássico de Kurosawa com Denzel Washington no elenco. Mesmo fora da seleção oficial inicialmente, sua presença foi confirmada e já gera burburinho ao lado de outros filmes aguardados.
3. Missão: impossível – o acerto final
Tom Cruise volta a Cannes com o clímax da saga Ethan Hunt. Um dos maiores filmes blockbusters do ano, estreia no Brasil em 22 de maio.

4. Miroirs No. 3 (Christian Petzold)
Um dos maiores diretores europeus da atualidade, Petzold exibe seu novo trabalho na Quinzena dos Realizadores — e isso já basta para a curiosidade disparar sobre seus filmes.
5. It Was Just an Accident (Jafar Panahi)
Filme do diretor iraniano que desafia censuras e regimes com narrativas urgentes. Deve ser um dos filmes mais politicamente potentes do festival.
6. Die, My Love (Lynne Ramsay)
A diretora retorna com filme estrelado por Jennifer Lawrence e Robert Pattinson. A promessa é de um drama tenso e delicado que se destaca entre os filmes deste ano.
7. O esquema fenício (Wes Anderson)
Com elenco estrelado e estética única, Wes Anderson mergulha agora no universo da espionagem. Este é um dos filmes cuja estreia no Brasil será em 29 de maio.

8. The Mastermind (Kelly Reichardt)
Uma história de roubo de arte durante a Guerra do Vietnã com Josh O’Connor e Alana Haim. Premissa e equipe chamam atenção nesses tipos de filmes.
9. Nouvelle Vague (Richard Linklater)
O diretor homenageia Godard dramatizando os bastidores de Acossado. Emoção cinéfila garantida com seus filmes.
10. Sentimental Value (Joachim Trier)
Renate Reinsve e Trier voltam a trabalhar juntos após A Pior Pessoa do Mundo. A expectativa é alta para mais um sucesso entre seus filmes.
BÔNUS: outros que prometem
- Eddington, de Ari Aster, chama atenção entre filmes promissores.
- Left-Handed Girl, de Shih-Ching Tsou e Sean Baker, está entre os filmes mais esperados.
- The Chronology of Water, estreia na direção de Kristen Stewart, é um passo significativo para novos filmes.
- Alpha, novo de Julia Ducournau, gera grande expectativa entre os filmes a serem lançados.
- Honey Don’t, de Ethan Coen com Margaret Qualley e Chris Evans, figura entre os filmes de destaque.
O post 15 filmes de Cannes que podem dominar o Oscar 2026 apareceu primeiro em BM&C NEWS.