Licenciamento para blocos e trabalhadores informais para o Carnaval de Mosqueiro, em Belém, termina esta semana


A previsão é que até sexta-feira (2) o cronograma de blocos esteja concluído. Prefeitura calcula mais de meio milhão de pessoas no período carnavalesco na ilha. Interessados em trabalhar no período do Carnaval também precisam se cadastrar
Fernando Sette/ Comus
As inscrições para o licenciamento dos blocos alternativos do carnaval 2024 de Mosqueiro, distrito de Belém, terminam nesta quarta-feira (31). Os interessados podem procurar a Agência Distrital, até às 14h. O licenciamento é obrigatório por medida de segurança.
Em Mosqueiro, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com a Agência Distrital, realizará o desfile oficial no domingo, 11, na Praça da Vila, com as Escolas Peles Vermelhas e Piratas da Ilha, atual campeã do carnaval mosqueirense.
Para os blocos alternativos, a programação tem um tempo maior de duração, de 10 a 15 de fevereiro, com arrastão do bloco do Camarão, no Furo das Marinhas. Mais de 40 agremiações já estão cadastradas e com percurso pré-definido pela coordenação do Departamento de Turismo e Eventos da Agência Distrital de Mosqueiro (Detur/Admos).
A previsão é que a festa ocorra no corredor oficial da Praça da Vila e locais alternativos no Chapéu Virado, Carananduba, Baía do Sol e Furo das Marinhas.
“Só vamos aguardar até a finalização das inscrições e nossa reunião com os órgãos de segurança para fechar em definitivo o calendário dos desfiles e encaminhar à Fumbel, que é órgão realizador das ações de carnaval”, disse o coordenador-geral do carnaval de Mosqueiro, Georgenor Kalife.
Dentre os blocos carnavalescos está o “Recordar Mosqueiro”, que anunciou repertório voltado aos velhos carnavais mosqueirenses da década de 1980, quando o circuito dos trios elétricos cruzava o corredor do Murubira ao Farol.
A previsão é que até sexta-feira (2) o cronograma esteja concluído e a expectativa é que Mosqueiro receba mais de meio milhão de pessoas para as festas de carnaval de 2024.
Licenciamento de trabalhadores informais
O licenciamento eventual para trabalhadores do mercado informal, válido para o período do Carnaval, encerra na sexta-feira (2), e o atendimento também vai até às 14h, na sede da Agência Distrital de Mosqueiro, no bairro da Vila. É necessário o pagamento de uma taxa que varia de acordo com a atividade desejada pelo trabalhador informal.
Para efetivar a inscrição são necessários documentos pessoais, comprovante de vacinação e carteira de manipulador de alimentos para quem deseja trabalhar com produtos comestíveis como lanches, sucos e iguarias típicas, além de fotos dos equipamentos, como carrinhos de lanches, por exemplo.
O período do licenciamento eventual é válido entre os dias 09 e 18 de fevereiro 2024, das 08h às 23h. O trabalhador que não apresentar documento de liberação pode perder a mercadoria.
Até esta terça-feira (30), 120 ambulantes realizaram o licenciamento.
Balanço – O balanço parcial do licenciamento aponta que as atividades mais procuradas são para comercialização de água, refrigerante, coco, artigos de carnaval, comidas típicas, batata frita e hot-dog.
Para o grupo das atividades de venda de água, refrigerante e coco e artigos de carnaval, o valor do licenciamento é de R$ 80,43. Já para o grupo de comidas típicas, batata frita e hot-dog, o valor é de R$ 160.
Assista a outras notícias do Pará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.