
O promotor do Ministério Público (MP), Audo Rodrigues, esteve na manhã desta quarta-feira (30) no programa Acorda Cidade, onde falou sobre o trabalho do MP na Micareta de Feira de Santana. Ele destacou que segurança e saúde são os principais focos de uma festa como a Micareta e afirmou que se eles funcionam de forma correta, aumentam as possibilidades de um grande êxito para a festa.
Audo disse ainda que o MP não é protagonista da festa e que de alguns anos para cá, o órgão tem entendido a necessidade de criar um trabalho de coordenação, reunindo todos os envolvidos para disciplinar e afastar qualquer entrave que porventura ocorra.
“Neste ano, por exemplo, intensificamos o diálogo para aproximar estado e município, que resultou na disponibilização das câmeras de segurança de cada um, onde todos vão utilizar as imagens. A gente também precisou conversar com o município para agilizar o processo de instalação do hospital no circuito e na licitação dos trios elétricos que teve um atraso, mas já está em andamento. O hospital já foi montado, já foi passado todo o projeto. Ele fica na esquina da Presidente Dutra com a João Durval, onde funcionava uma igreja. É uma estrutura grande com toda equipe de cirurgiões e isso faz com que desafogue o sistema do Clériston Andrade, que não atende somente Feira de Santana, mas toda região”, afirmou.

Câmeras de videomonitoramento
Audo falou ainda que o Ministério Público está trabalhando para garantir a segurança da festa e destacou a questão do monitoramento eletrônico, através de câmeras de videomonitoramento. Ele informou que este ano toda equipe da Secretaria de Administração Penitenciária estará em Feira de Santana acompanhando, monitorando eletronicamente para que qualquer pessoa com tornozeleira eletrônica seja pego no circuito.
O promotor ainda parabenizou o aparato tecnológico que será utilizado durante a festa. Ele informou que esse ano a Micareta vai contar com mais de 7.100 homens na segurança, além de 400 câmeras no circuito e ainda vai contar com as câmeras de empresas privadas, inclusive fora do circuito da festa.
“Vamos trabalhar com todas essas câmeras. A iniciativa privada também foi chamada a participar e colocar à disposição imagens de locais públicos para que a segurança pública tenha acesso e isso reforça de que a gente não pode abrir mão da garantia que a festa precisa ser segura. Não teremos pontos cegos, tudo vai ser monitorado por câmeras, inclusive as ruas no entorno da festa. Além disso, a cidade não vai parar, teremos mais de 150 viaturas rodando em todo município”, salientou.
Fiscalização
O promotor Audo Rodrigues falou ainda sobre o trabalho de fiscalização realizado pelo MP. Segundo ele, esse trabalho já vem sendo desenvolvido há algum tempo.
“Não começou o trabalho agora, as promotorias locais já iniciaram os trabalhos anterior a dezembro. Então tem a Promotoria da Infância e Juventude que já desenvolveu junto com os conselhos tutelares do município, junto com as secretarias, todo um panorama de verificação e garantia da proteção dos direitos da criança e dos adolescentes e assim funciona em todas as áreas, como saúde e segurança, por exemplo. Tudo é pensando anteriormente. Estamos tendo várias blitzes e fiscalizações na cidade, tivemos o Esquenta Micareta sem nenhum incidente e com uma forte atuação policial e isso implica todo um trabalho prévio”, explicou.
Canal de denúncias
A sede do Ministério Público, localizada na Avenida Presidente Dutra estará em funcionamento das 8 às 20h todos os dias de festa. Além disso, o órgão disponibiliza o canal de atendimento através o disque 127, onde as pessoas podem ligar, e tem ainda os canais online através do site atendimento.mpba.mp.br e do e-mail [email protected].
“Estamos contando com seis promotores diários e mais 29 servidores que estarão presentes não só na estrutura física, mas nas campanhas e fiscalizações na avenida”, destacou Audo Rodrigues ao Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.