Apesar de inaugurado, Parque Floresta Fóssil, em Teresina, não tem data prevista para início de visitações


Segundo a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro, estrutura foi entregue, porém aguarda equipamentos e conclusão do processo de museografia. Parque Floresta Fóssil ainda não está preparado para receber visitantes
Apesar de inaugurada, a obra do Parque Floresta Fóssil, em Teresina, não tem previsão para receber visitantes. A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro chegou a dizer que o espaço, entregue em dezembro de 2024, seria finalizado no segundo semestre de 2023.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Com investimento inicial de 12 milhões de reais, projeto conta com salão de exposição, café, banheiros, loja, parte administrativa, auditório, plataforma de observação e apoio aos pesquisadores. A estrutura foi entregue, porém aguarda equipamentos e conclusão do processo de museografia – a SDU Centro estima que esse processo deve ser elaborado e apresentado entre um ano e meio a dois anos.
Segundo o superintendente Eulálio Campelo, a pasta está fazendo acordos com a construtora responsável pela obra para início da fase de entrega de equipamentos.
“Agora estamos iniciando o processo de recebimento de equipamento, que vai ocorrer nos próximos cem dias ou até meados de setembro”, completou o superintendente.
O Ministério Público Estadual (MPE) está fiscalizando o andamento do processo e também deve acompanhar, posteriormente, o funcionamento do espaço.
“Demos prazo para entrega formal dessas informações. Nós temos um outro procedimento aqui na promotoria para acompanhar a efetiva implantação e funcionamento do museu”, afirmou a promotora de justiça Carmelina Moura.
O espaço guarda peças arqueólogicas, consideradas tesouros pelos estudiosos. Segundo o arqueólogo William Matsumura, o parque é uma unidade de conservação que objetiva proteger o patrimônio arqueológico e paleontológicos existentes na região.
Museu de Paleontologia em construção no Parque Floresta Fóssil, em Teresina
Lívia Ferreira/g1 PI
*Andréa Gomes, estagiária sob a supervisão de Ilanna Serena.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.