A tradicional Feira das Yabás celebrará o seu 17° aniversário nesta quinta-feira (1°) na Praça da Pira, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. Além da famosa gastronomia, esta edição contará com uma roda de conversa sobre mercado de trabalho e economia criativa com o carnavalesco e pesquisador Milton Cunha.
A roda de samba, comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, uma das marcas da Feira das Yabás, receberá Moacyr Luz e Samba do Trabalhador. O grupo, fundado por Moacyr, surgiu em 2005 e foi declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 2023 por ter se tornado um símbolo de resistência cultural e alicerce do samba.
A história
As Yabás são orixás femininas, divindades mulheres do panteão Iorubá, ligadas às forças da natureza, à ancestralidade e à vida. Na prática, a feira celebra as mulheres negras cozinheiras, conhecidas como “tias”, que são as guardadoras da memória gastronômica e afetiva do Rio de Janeiro.
Desde 2009 a Feira das Yabás ocorre no bairro Oswaldo Cruz, berço da Portela, na zona norte do Rio, no segundo domingo de cada mês. Em 2022, a feira foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal, destacando sua importância na preservação e valorização da cultura afro-brasileira.
Nesta quinta-feira, o evento no CCBB começa às 13h com o DJ Café e as atividades seguem até às 20h. Além dos quitutes da culinária afro-brasileira, haverá uma feira de artesanato, área infantil e barraca de drinks.
Serviço:
Feira das Yabás
Dia: 1° de maio
Hora: Das 13h às 20h
Local: R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (Praça da Pira)