
Religioso tinha 78 anos. Causas da morte não foram divulgadas. Dom Zeno Hastenteufeul foi bispo da diocese de Novo Hamburgo
Divulgação/Prefeitura de Novo Hamburgo
Morreu nesta quarta-feira (30), aos 78 anos, o bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufeul. As causas da morte não foram divulgadas.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
“Dom Zeno dedicou sua vida à missão evangelizadora da Igreja, sempre com zelo pastoral, sabedoria e amor ao povo de Deus. Sua partida deixa um legado de fé e serviço que continuará inspirando”, disse a diocese em comunicado.
O religioso era natural de Linha Francesa Alta, na época, interior de Montenegro, hoje Salvador do Sul. Cursou Filosofia e Teologia, sendo ordenado sacerdote em 1972.
Ao longo de sua trajetória religiosa, exerceu diversas funções pastorais e teve ampla atuação acadêmica, além de publicar livros. Também foi fundador do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) e participou da criação do Movimento de Casais Jovens (MCJ).
Dom Zeno foi nomeado bispo de Novo Hamburgo pelo Papa Bento XVI em 2007. O religioso renunciou ao cargo em 2022, em razão da idade, ao completar 75 anos, tornando-se bispo emérito. Na ocasião, recebeu o título de cidadão do município.
As informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgadas.
Vaticano já tem data para o Conclave
Nota da Diocese de Novo Hamburgo
Comunicado de Falecimento
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Dom Zeno Hastenteufel, bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo, ocorrido na data de hoje.
Dom Zeno dedicou sua vida à missão evangelizadora da Igreja, sempre com zelo pastoral, sabedoria e amor ao povo de Deus. Sua partida deixa um legado de fé e serviço que continuará inspirando nossa diocese.
Logo mais, divulgaremos informações sobre o velório e as celebrações em sua memória.
Diocese de Novo Hamburgo
VÍDEOS: Tudo sobre o RS