Clínica veterinária itinerante atende animais de pessoas em situação de rua em BH


O projeto Bicho da Gente — criado em 2023 por ativistas ambientais da ONG Instituo Arbo e membros do Ministério Público e Minas Gerais — começou as atividades nesta terça-feira (30). Projeto Bicho da Gente, em BH
Reprodução/TV Globo
.
Durante dez meses os animais tutelados por pessoas em situação de rua de Belo Horizonte vão receber, de forma gratuita, atendimento médico veterinário e serviços de banho e tosa.
O projeto Bicho da Gente — criado em 2023 por ativistas ambientais da ONG Instituto Arbo e membros do Ministério Público e Minas Gerais — começou as atividades nesta terça-feira (30).
Todas às terças e quintas-feiras, uma clínica veterinária itinerante vai percorrer as nove regionais de BH para atender os animais que têm como tutores as pessoas em situação de rua.
A primeira paciente atendida foi a Suzy, fiel escudeira do Douglas Vasconcelos. Ele estava perto da Praça da Estação, no Centro, quando viu o veículo da Bicho da Gente.
“A Suzy é a nossa mascote. A gente não tem muitas condições de cuidar, então esse projeto é bom que ajuda a gente. E ela tá bem cuidada”, disse.
Projeto Bicho da Gente, em BH
Reprodução/TV Globo
A meta é atender mais de mil animais durante o período do projeto.
Segundo a coordenadora Estadual da Defesa dos Animais do MPMG, Luciana Imaculada de Paula, o valor para manter o projeto vem de medidas compensatórias e indenizações ambientais.
“É uma mensagem para o Brasil que nós, de BH, nos preocupamos com pessoas em situação de rua e seus afetos. Essas pessoas são desprovidas da sua residência, núcleo familiar, mas tem ali no pet sua única fonte de amor e convivência”, disse.
O projeto tem um orçamento previsto de cerca de R$ 600 mil.
Projeto Bicho da Gente oferece atendimento veterinário gratuito
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.