Livro que descortina crise provocada pelo neoliberalismo é lançado em Porto Alegre

O livro As Teias do Neoliberalismo: capitalismo e neoliberalismo num mundo em mudança foi lançado na segunda-feira (28), no salão nobre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em Porto Alegre. A obra faz uma radiografia ampla do capitalismo e de sua crise atual nos países que adotaram o neoliberalismo como via de desenvolvimento, à luz da teoria de Karl Marx em O Capital.

O evento contou com uma apresentação de quatro dos cinco autores: José Loguércio, Beto Rivera, Mara Loguércio e Walter Oliveira — Lilian Vargas não participou por estar fora do país em viagem de estudos. A atividade foi mediada pelo historiador e ex-deputado estadual Raul Carrion.

Para a publicação, os autores estudaram as economias de 30 países no espaço de tempo entre os anos de 1995 e 2023. No livro, detalham os dados demonstrando a lógica adotada de acumulação de capital, que deixou um rastro de destruição. A América Latina foi um dos principais palcos desta experiência.

No caso brasileiro, o livro aponta que o projeto neoliberal é herança da ditadura militar, cuja crise se agravou nos anos 1980. Conforme os autores, o resultado foi a transformação da gestão pública em uma gigantesca operação comercial. Essa “modernidade”, afirmam, se revelou uma “maldade insana”, gerando corrupção, sofrimento, pobreza e miséria.

Ainda segundo a obra, o sistema neoliberal insiste em permanecer mesmo após o fracasso da fórmula “menos Estado e mais mercado” em países asiáticos no final dos anos 1990. Essa receita, sustentam os autores, estrutura a sociedade para manter o acúmulo de capital e impedir a correção das injustiças sociais.

Publicado em 2024 pela editora Anita Garibaldi, o livro tem 192 páginas e conta com apresentação do jornalista e historiador Osvaldo Bortolino. A obra é considerada fundamental para compreender as contradições do mundo atual.

O lançamento foi promovido pela Fundação Maurício Grabois/RS, em parceria com a editora Anita Garibaldi. Foi transmitido ao vivo pelo canal TV Pão com Ovo, no YouTube e no Facebook.

Assista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.