VÍDEO | Capixaba mostra problemas com apagão em Portugal

Foto: Pâmela Neves

Um apagão de grandes proporções atingiu Portugal, Espanha e outros países da Europa durante a manhã de segunda-feira (28). A situação gerou um intenso caos e desencadeou problemas no transporte público, telecomunicações, hospitais e serviços essenciais.

O blecaute começou por volta das 12h30, no horário local, e teve impacto imediato na circulação de trens, funcionamento de metrôs e no trânsito, já que semáforos também foram desligados.

As primeiras análises apontam que uma rara condição atmosférica pode ter sido um dos fatores que desencadearam a crise na energia elétrica.

Leia também:

  • Capixabas na Europa relatam “caos” com apagão: comércio fechado e estoque de comida
  • Fornecimento de energia é retomado quase totalmente na Espanha
  • Apagão na Europa: entenda as possíveis causas da falta de energia

Em entrevista ao Folha Vitória, a designer de sobrancelhas capixaba Pâmela Neves, de 34 anos, que mora em Vila Nova de Gaia, em Portugal, descreveu que a situação parecia “o fim do mundo”.

“Foi muito desesperador ver todo mundo naquele estado e, até então, ninguém sabia de informação do que ao certo estava acontecendo”.

Em vídeos encaminhados para a reportagem, é possível perceber todo o “sufoco” que foi enfrentado durante o apagão. Os moradores correram em supermercados com geradores para carregar os aparelhos celulares em locais com energia.

Além disso, Pâmela também mostrou que colocou as marmitas para esquentar no sol e as imensas filas formadas nos mercados, pois as pessoas estavam com medo de sofrerem com escassez de mantimentos.

Veja o vídeo:

A situação causou paralisações no metro em Lisboa e no Porto. Na cidade de Vila Nova de Gaia, onde Pâmela mora, o apagão afetou os meios de transporte.

O meio de trasporte público que temos aqui é o trem e o ônibus. Porém, os trens e os transportes, a maioria deles são elétricos, os que não eram vinham lotados, que já não paravam.

As autoridades do setor elétrico informaram que a investigação está em andamento e que não há uma confirmação oficial sobre a causa principal do apagão.

A complexidade da rede europeia, altamente interligada, aumenta as chances de que uma falha localizada provoque um efeito dominó.

Evento excepcional gerou apagão em Portugal

Nesta terça-feira (29), a Rede Energéticas Nacionais (REN), responsável por gerir o sistema de energia em Portugal, afirmou que um evento excepcional foi registrado às 11h33, e que levou ao blecaute de Espanha e Portugal.

“A REN, um pouco antes das 23h30 do mesmo dia, já tinha reposto o funcionamento de todas as subestações da Rede Nacional de Transporte (RNT). A REN, em estreita colaboração com os Operadores de rede nacionais e internacionais, conseguiu assim repor a RNT antes do fim do dia de ontem, estando a rede perfeitamente estabilizada”, informou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.