CPRL reforça estrutura de segurança para a Micareta de Feira com novos postos de abordagem e câmeras de reconhecimento facial

Simulação da PM
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista concedida ao programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News 102.1 FM, o tenente-coronel Muller, comandante interino do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), detalhou o planejamento da Polícia Militar para a segurança da Micareta de Feira de Santana. O evento, um dos maiores do interior da Bahia, contará com reforço na estrutura de segurança e novas tecnologias de monitoramento.

Segundo o comandante, o planejamento operacional da PM para a Micareta segue o modelo adotado no Carnaval de Salvador, com o trabalho de avaliação começando imediatamente após o encerramento da festa. “Nós temos um planejamento e, ao exemplo do Carnaval de Salvador, ele já começa assim que termina a Micareta. Fazemos um relatório e apontamos os erros, até porque não devemos repetir falhas”, afirmou.

Tenente-Coronel Muller
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Entre as principais mudanças para este ano está a ampliação dos postos de abordagem. Serão quatro postos integrados e oito pontos de abordagem distribuídos estrategicamente. Em 2024, uma sobrecarga foi registrada na região da Avenida Maria Quitéria, o que levou a Polícia Militar a reavaliar a estrutura. Após diálogo com a Secretaria de Cultura e a Prefeitura de Feira de Santana, foi decidido criar um novo ponto de abordagem na Avenida João Durval, próximo aos Correios.

“Ano passado tivemos uma sobrecarga na Maria Quitéria. Neste ano, em entendimento com a Secretaria de Cultura, criamos um novo ponto na João Durval para melhorar a fluidez e o conforto no acesso dos foliões. A Prefeitura também se comprometeu a reorganizar os pontos de ônibus e vans”, explicou Muller.

Além da ampliação física, a festa também contará com reforço tecnológico. Haverá mais câmeras de monitoramento espalhadas pelo circuito da festa, incluindo equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial. A novidade, segundo o comandante, é que as câmeras instaladas para o evento permanecerão em uso após a Micareta, como um legado para a segurança pública da cidade.

“Tivemos a excelente notícia de que as câmeras instaladas para a Micareta não serão retiradas após o evento. Elas ficarão à disposição de Feira de Santana. Haverá ainda o compartilhamento das imagens entre a prefeitura e o Estado, o que vai nos permitir ampliar os pontos monitorados”, destacou.

Leia também: Esquema de segurança para Micareta de Feira é apresentado; 11 milhões foram investidos pela SSP

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.