Iniciam os preparativos para a 48ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul

A Romaria da Terra do Rio Grande do Sul de 2026 já tem local definido: será realizada no santuário de Caaró, no município de Caibaté (RS), na região das Missões. A 48ª edição do tradicional evento que coloca lado a lado a espiritualidade e as pautas de luta dos povos da terra, das águas e das florestas acontecerá em 17 de fevereiro, terça-feira de Carnaval. Os preparativos iniciaram no mês de abril em reunião com diferentes representações ligadas a coordenação ampliada do evento, atendendo ao convite da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

O bispo de Santo Ângelo, Dom Liro Meurer, participou da atividade e enalteceu o fato de, pela quinta vez, a diocese acolher a Romaria da Terra. Ele destacou o significado especial pela escolha da terra onde foi derramado o sangue dos mártires padres Roque Gonzales, Afonso Rodrigues e João Del Castilhos, dando início ao período de celebração dos 400 anos da chegada dos Jesuítas em solo brasileiro. “Temos certeza de que será uma grande Romaria e todos e todas serão muito bem acolhidos aqui no Santuário do Caaró”, completou.

A agricultora ecológica Lisiane Quevedo, integrante da coordenação local, explicou que nesse primeiro encontro foi realizada a apresentação do espaço aos integrantes que vem outras dioceses e partilha de conhecimentos a respeito da história do primeiro ciclo da presença dos Jesuítas no RS. Também teve início o trabalho coletivo para a definição do tema e lema da próxima Romaria.

Entre os questionamentos qe foram respondidos pelos participantes nas atividades de grupo, estavam tópicos que remetiam a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade (Ecologia Integral) e a visão dos Guaranis na busca pela “Terra Sem Males”.

Atividades coletivas e de formação foram realizadas durante a reunião, que estabeleceu calendário de atividades e iniciou debate para definição de tema e lema / Corbari

Segundo Maurício Queiroz, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), desse primeiro encontro deve sair a escolha do tema e do lema da próxima Romaria. Lembrando o falecimento do papa Francisco, Queiroz expressou que a responsabilidade de todos cresce, pois agora “cada um e cada uma é diretamente responsável para manter aceso o ideal proposto pelo pontífice”, especialmente no que se refere aos cuidados com a casa comum e com as pessoas mais frágeis.

O próximo encontro da organização ampliada será no dia 6 de junho. Ainda devem ocorrer encontros do grande grupo nos meses de setembro, novembro e janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.