Ato em Campina Grande e caminhada cultural em João Pessoa marcam o 1º de Maio na Paraíba

A programação do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora na Paraíba começa já na véspera do feriado. No dia 30 de abril, Campina Grande sediará um ato público às 15h na Praça da Bandeira, seguido por uma sessão especial às 19h, na Câmara Municipal, em alusão à data. A atividade terá como foco a discussão das principais pautas das centrais sindicais e movimentos sociais.

Card – Reprodução

Entre as reivindicações estão: redução da jornada de trabalho sem redução salarial; fim da escala 6 por 1; isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil; fortalecimento do movimento sindical; e a taxação das grandes fortunas.

Já no dia 1º de maio, a atividade principal ocorrerá em João Pessoa, com uma caminhada cultural. A concentração está marcada para as 16h no Busto de Tamandaré, com saída às 17h rumo ao Largo da Gameleira. Durante o trajeto haverá panfletagem, falas políticas e atrações culturais, incluindo uma orquestra e possivelmente a apresentação de um grupo de maracatu. A iniciativa é organizada por diversas centrais sindicais, movimentos sociais e mandatos progressistas.

Marcha em Brasília

As atividades do 1º de Maio na Paraíba dialogam diretamente com as mobilizações nacionais, como a Marcha a Brasília, realizada nesta terça-feira (29). A mobilização na capital federal superou as expectativas, segundo participantes.

Foto: Dino Santos

“A expectativa era uma certa quantidade, mas obtivemos quase o dobro de participantes em nível nacional. Pela manhã, fizemos a caminhada e o ato público na Esplanada dos Ministérios. No fim da tarde, uma comitiva deverá se reunir com o presidente Lula para entregar um documento com as nossas reivindicações. Também haverá encontro com o ministro da Fazenda, cobrando agilidade na tramitação das reformas que estão paradas”, relatou Tião da Cut-PB

Diversos sindicatos paraibanos participaram da marcha, como o Sintep-PB (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba), que levou uma delegação de mais de 30 pessoas, além dos bancários de Campina Grande e João Pessoa.

“A marcha reuniu milhares de pessoas em Brasília, trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, para cobrar o fim da escala 6 por 1, a taxação das grandes fortunas e a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil. Essas foram as principais pautas sociais e sindicais. Além desses pontos, há outras reivindicações que estão na mesa de negociação. A mobilização cumpriu seu objetivo: demonstrar a força social das centrais sindicais nesta semana do 1º de Maio. A Paraíba marcou presença com diversos militantes, entre trabalhadores, trabalhadoras, dirigentes e representantes de base dos sindicatos, fazendo bonito nesta grande manifestação de toda a classe trabalhadora do Brasil”, comentou Felipe Baunilha, da diretoria do Sintep-PB.

Delegação da Paraíba – Sintep-PB | Ascom

Segundo Tião Santos, um outro ônibus com representantes de vários sindicatos e movimentos sociais também partiu do estado, somando-se aos participantes da Paraíba na mobilização nacional. A expectativa da delegação é retornar e cumprir a agenda de atividades de todo o 1º de maio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.