Hemoba convoca doadores de sangue antes do fechamento para a Micareta de Feira

Hemoba
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Feira de Santana, está intensificando a campanha de doação de sangue antes da suspensão temporária de suas atividades durante a Micareta, que acontece no início de maio. A unidade, localizada na Avenida Maria Quitéria, ficará fechada de 1º a 5 de maio, devido à interdição do circuito da festa.

Ao Acorda Cidade, Márcia Almeida, assistente social do Hemoba, o fechamento ocorre porque o prédio está situado dentro do trajeto da Micareta, inviabilizando o acesso de doadores e a operação normal do serviço. “Todos os acessos laterais são interditados por causa da movimentação. Infelizmente, não temos como funcionar nesse período”, explicou.

A paralisação temporária gera preocupação, principalmente pela necessidade de manter os estoques abastecidos para atender possíveis emergências durante a festa. “É um período em que o número de atendimentos hospitalares pode aumentar, seja por acidentes ou casos de violência urbana. Precisamos garantir que não falte sangue para salvar vidas”, ressaltou Márcia.

Hemoba
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para minimizar os impactos, o Hemoba está convocando a população para doar sangue até a quarta-feira (30), quando a unidade funcionará excepcionalmente até às 16h. A campanha de conscientização inclui a mobilização de grupos de igrejas, escolas e outras instituições da cidade.

A unidade de Feira de Santana tem capacidade para atender cerca de 130 pessoas por dia, mas, para manter o estoque ideal, a meta é coletar entre 70 e 80 bolsas de sangue diariamente. Os tipos sanguíneos negativos — como A-, B-, AB- e O- — são os que apresentam maior deficiência no banco de sangue.

Quem pode doar?

Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais);

Peso acima de 50 quilos;

Estar em boas condições de saúde;

Estar alimentado e apresentar um documento oficial com foto.

As doações no Hemoba são feitas por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. O atendimento acontece das 7h30 às 17h.

Márcia deixa um apelo à população: “Quem puder, venha até a nossa unidade e nos ajude a salvar vidas. Cada bolsa de sangue coletada é essencial para atender hospitais de Feira de Santana e de toda a região centro-leste da Bahia.”

Após o encerramento das atividades na quarta-feira, o Hemoba reabrirá normalmente na terça-feira (6), após o fim da Micareta.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.